Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

27/10/2022-15h16

Udesc Cefid divulga alunos premiados no 32º Seminário de Iniciação Científica

Evento teve apresentação de 35 projetos de iniciação científica - Fotos: Divulgação
O Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), anunciou os estudantes premiados (veja abaixo) pela apresentação dos melhores trabalhos na 32ª edição do Seminário de Iniciação Científica (SIC), realizada em 19 de outubro. Os acadêmicos receberão certificados de menção honrosa.

A avaliação dos trabalhos foi feita por uma comissão formada por consultores externos (bolsistas de produtividade em pesquisa do CNPq), docentes da Udesc Cefid e alunos do curso de Doutorado em Ciências do Movimento Humano, de acordo com critérios estabelecidos pela Comissão de Pesquisa do centro de ensino.

O resumo escrito foi avaliado quanto à clareza dos objetivos, ao método, à apresentação e discussão dos resultados e à qualidade da redação e coerência interna. Na apresentação oral, os alunos foram avaliados quanto ao domínio do tema, à apresentação pessoal e à comunicação, à capacidade de síntese, à utilização adequada do tempo e à apresentação e organização estética do pôster.

Confira os melhores trabalhos:

1º lugar: "Efeitos do risco de colisão sobre a coordenação motora durante uma tarefa de transporte em indivíduos saudáveis". Acadêmica Kalebe Anilton Espindola, orientada pela professora Stella Maris Michaelsen.

2º lugar: "Associação entre as variáveis de força, mobilidade, equilíbrio postural com função medida pelo instrumento Foot And Ankle Outcome Score (Faos)". Acadêmica Luana Beatriz Sassi, orientada pelo professor Rodrigo Okubo.

3ª lugar: "Efeitos do posicionamento terapêutico no ninho sobre o comportamento motor de prematuros internados em UTIN: uma revisão sistemática". Acadêmica Julia Kruscincki Rocha, orientada pela professora Luciana Sayuri Sanada. 

Sobre o SIC

O 32º SIC da Udesc Cefid teve atividades das 8h às 12h no campus do Bairro Coqueiros, em Florianópolis. A programação inclui um minicongresso no auditório, com palestras de dois professores convidados: Felipe Pivetta Carpes, da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), e Thiago Luiz de Russo, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar); e a apresentação dos resultados de 35 projetos de iniciação científica, por graduandos bolsistas e voluntários, na forma de pôster, no Ginásio 2.

As apresentações no formato pôster buscam ampliar a visibilidade dos projetos de pesquisa desenvolvidos na Udesc Cefid para a comunidade acadêmica e externa. Veja a lista de resumos no site do seminário.

Divulgação científica e intercâmbio

“Os bolsistas e voluntários de iniciação científica da Udesc Cefid tiveram a oportunidade de expor e discutir os resultados de suas pesquisas com os membros da Comissão Avaliadora e com o público em geral. As palestras, ministradas por professores bolsistas de produtividade em pesquisa do CNPq nas áreas de Educação Física e Fisioterapia, abordaram temas atuais e bastante relevantes para a formação científica e profissional dos alunos. O evento cumpre seu papel enquanto espaço de divulgação científica e intercâmbio de informações e experiências. Agradecemos a todos os envolvidos e parabenizamos os estudantes pelos trabalhos apresentados“, afirma a diretora de Pesquisa e Pós-Graduação, Caroline Ruschel. 

Mais informações podem ser obtidas com a Direção de Pesquisa e Pós-Graduação da Udesc Cefid pelo telefone/WhatsApp (48) 3664-8681 e pelo e-mail pesquisa.cefid@udesc.br.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Evento teve apresentação de 35 projetos de iniciação científica
  • Imagem 1
  • Imagem 2
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h