Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

16/11/2020-13h40

Udesc Cefid faz aplicativos de avaliação física e consultorias sobre musculação

Apps feitos por programa de extensão avaliam salto vertical e pico de velocidade em corrida - Foto: Pexels
Uma iniciativa do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Florianópolis, tem desenvolvido aplicativos voltados à avaliação física e prestado consultorias sobre a prática de musculação.

As iniciativas são feitas pelo Programa de Extensão em Musculação (PEM), coordenado pelo técnico universitário Wladymir Külkamp, e por parceiros.   

Um dos aplicativos é o "Avaliador de salto vertical jumpSigma", para avaliação do desempenho do salto vertical, disponível para download na PlayStore.

Criado a partir de uma nova abordagem da tríade salto vertical, potência mecânica e massa corporal, o aplicativo é fruto dos resultados de um artigo publicado por Wladymir e pesquisadores de instituições parceiras em um periódico internacional.

Novo índice

O estudo "Um novo índice para classificar o desempenho de atletas em salto vertical de acordo com a massa corporal" foi publicado neste ano pelo Jornal do Esporte e do Exercício Humano, vinculado à Universidade de Alicante, na Espanha. Acesse o artigo.

Além de Wladymir, são autores do trabalho os pesquisadores Juliano Dal Pupo, da Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc) e Jonathan Ache-Dias, do Instituto Federal Catarinense (IFC).  

Segundo seus criadores, o novo índice descrito no artigo e utilizado no aplicativo permite classificar, de forma prática, o "desempenho de atletas em saltos com contramovimento (CMJ), ajustando a altura do salto de acordo com a massa corporal".

"O valor de jumpSigma pode ser usado mesmo por pessoas que não sejam atletas, para comparar a altura do salto com o parâmetro esperado para pessoas com a mesma massa corporal", explica Wladymir, que tem doutorado em Ciências dos Movimento Humano pela Udesc Cefid.

Pico de velocidade em corrida  

O PEM também está desenvolvendo outro aplicativo de avaliação física, o T-Car, relacionado ao pico de velocidade em corrida, em parceria com o professor Lorival José Carminatti, que integra o Departamento de Educação Física da unidade e é vice-coordenador de uma das ações do programa.

Doutor em Educação Física, Carminatti é o criador do T-Car, um teste incremental de corrida intermitente utilizado, entre outros, por clubes de futebol do País.

A criação dos aplicativos ocorre por meio do projeto Assessoria e Consultoria, uma das três ações que integram o programa de extensão.

Prescrição de exercícios

Desde o início da pandemia de Covid-19, o projeto também prestou 10 consultas remotas, voltadas à prescrição de exercícios resistidos (musculação), para membros da comunidade acadêmica e para profissionais externos à universidade.

A ação também dá suporte a um banco de dados para gerenciamento de rotinas administrativas e de prescrição de exercícios em quatro academias da universidade, duas em Florianópolis (vinculadas à Udesc Cefid e Reitoria) e as demais em Laguna e em Lages.  

Reuniões virtuais

Outro projeto do PEM, o Grupo de Estudos em Musculação, também manteve atividades na pandemia por meio da internet. Até o momento, o grupo realizou 16 encontros virtuais, sobre temas diversos, com participação de docentes e estudantes do Bacharelado em Educação Física da Udesc Cefid e de convidados externos.

Os encontros do grupo são gravados e ficam disponíveis em um canal do YouTube criado para esse fim.

Interessados em participar das reuniões virtuais podem entrar em contato pelo e-mail wladymir.kulkamp@udesc.br.

Já o terceiro projeto do PEM, Musculação para a Comunidade, interrompeu as atividades durante a pandemia em virtude de sua característica predominantemente prática. A ação contempla a prescrição de exercícios de musculação e é desenvolvida na Academia Dolermi Inês Gomes Bastiani, na Udesc Cefid, que está temporariamente fechada.

Mais informações

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail wladymir.kulkamp@udesc.br.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Aplicativos avaliam desempenho de salto vertical e pico de velocidade em corrida
  • Jump Sigma
  • T-Car
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h