Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

15/12/2020-15h55

Udesc Cefid faz pesquisa sobre tratamento para incontinência urinária em mulher atleta

Estudo inclui avaliação e tratamento fisioterapêutico para participantes - Foto: Pexels
Uma pesquisa desenvolvida no Laboratório de Biomecânica, do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), busca investigar a prevalência de incontinência urinária em mulheres praticantes de Crossfit e de esportes de alto impacto.

Um dos principais objetivos do estudo é verificar o efeito de um protocolo de intervenção nos sintomas de incontinência urinária das mulheres participantes da pesquisa.

Intitulado "Prevalência de incontinência urinária e proposta de tratamento fisioterapêutico para mulheres praticantes de CrossFit", o projeto está sendo realizado pelas mestrandas Fernanda Sayuri Fukuda e Eliane Regina Mendoza Arbieto, orientadas pela professora Soraia Cristina Tonon da Luz e coorientadas pela docente Thuane Huyer da Roza.

Etapas

A pesquisa ocorre em duas etapas. Na primeira, mulheres praticantes de qualquer esporte podem acessar o site do projeto e responder quatro breves questionários. Acesse o site neste link.

Podem participar mulheres maiores de 18 anos, residentes da Grande Florianópolis e que pratiquem exercícios há pelo menos 6 meses, com frequência de no mínimo 3 vezes por semana.

Todos os dados são sigilosos e somente as responsáveis pela pesquisa terão acesso às informações.

Avaliação e tratamento  

Na segunda etapa, serão convocadas as mulheres participantes que queiram realizar avaliação e tratamento fisioterapêutico.

A pesquisa é voluntária e as participantes podem optar por apenas responder aos questionários, por realizar a pesquisa até o final ou mesmo por desistir da participação a qualquer momento.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail projetocrossfit.udesc@gmail.com.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010  
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Estudo inclui avaliação e tratamento fisioterapêutico para participantes
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h