Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

29/10/2020-08h50

Udesc lançará site com telefisioterapia e conteúdos para amputados e profissionais

Projeto da Udesc Cefid atua na reabilitação de pessoas com amputação - Foto: Secom
Na próxima terça-feira, 3, às 19h, o projeto de extensão Reabilitação Multidisciplinar em Amputados (Ramp), do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), lançará um novo site com diversos conteúdos e serviços voltados a pessoas com amputações e a profissionais que atuam junto a esse público. Entre os serviços que serão oferecidos está a telefisioterapia.

O lançamento oficial será totalmente online, pela plataforma Teams, e terá participação de gestores da universidade e da Udesc Cefid, da equipe responsável pela iniciativa e de parceiros do projeto.

O evento será conduzido pela coordenadora da Ramp, professora Soraia Cristina Tonon da Luz, e contará com uma demonstração dos recursos disponíveis no novo portal. Acesse o evento de lançamento neste link.

Telefisioterapia

Segundo Soraia, o atendimento por telefisioterapia será feito por uma equipe de 12 pessoas, dentre professores da Udesc Cefid e de instituições parceiras e estudantes de graduação e de pós-graduação da universidade estadual.

O serviço, que será totalmente gratuito, incluirá exercícios semanais personalizados para os pacientes e monitoramento remoto das atividades.

Já os conteúdos produzidos pela equipe do Ramp poderão ser acessados em português e espanhol e estarão disponíveis na forma de cartilhas, textos, infográficos, vídeos e descrições em áudio, entre outros. Parte dos materiais foi produzida com apoio do programa de extensão DesignAção, do Centro de Artes (Ceart), sob coordenação da professora Gabriela Mager.

Públicos diversos
   
Soraia destaca que as informações do site poderão ser úteis tanto para pessoas com amputações quanto para profissionais e estudantes que atuam junto a esses públicos; e que a plataforma, sendo online, estará disponível aos interessados em qualquer região e país.

"Buscamos construir uma ferramenta que sirva e leve assistência aos pacientes e àqueles que prestam apoio na reabilitação dessas pessoas", afirma a professora, que coordena a iniciativa como parte de um projeto de pesquisa relacionado ao seu pós-doutorado.

A elaboração da proposta teve participação de diversos parceiros e incluiu reuniões com as secretarias de Saúde de Florianópolis e de São José e com a Secretaria de Estado da Saúde, entre outras organizações relacionadas à área.

Maratona de lives

Para marcar o lançamento do site, o Ramp realizará uma série de quatro lives sobre reabilitação de pessoas amputadas entre 4 e 12 de novembro.

As apresentações serão transmitidas pelo Instagram e terão participação de especialistas convidados, com coordenação da professora Soraia.  

Confira a programação

4 de novembro (quarta-feira), às 19h: Dor fantasma nas amputações.
Convidada: Prof. Dra. Juliana Barcellos de Souza
Mediação: Amábile Catarina Vieira

9 de novembro (segunda-feira), às 19h: Reabilitando pessoas amputadas e a pandemia.
Convidada: Prof. Dra. Gesilani Júlia da Silva Honório
Mediação: Beatriz Gabrielle Fetzner

11 de novembro (quarta-feira), às 19h: Reabilitação da pessoa amputada no ambiente hospitalar.
Convidada: Fisioterapeuta Tuane Sarmento
Mediação: Mickaelly Aisha dos Santos

12 de novembro (quinta-feira), às 19h: Avaliação termográfica e as amputações.
Convidada: Prof. Me. Ruy Luiz Lorenzetti Branco
Mediação: Gabriela Castilhos Ducati

Sobre o projeto

Vinculado ao programa de extensão Reabilitar e Integrar, o projeto Ramp desenvolve atividades no Hospital Regional de São José, no Instituto de Cardiologia de SC e em dois locais da Udesc Cefid: o Laboratório de Biomecânica e a Clínica Escola de Fisioterapia.

Com a pandemia de Covid-19, a ação suspendeu os atendimentos presenciais. Soraia explica que, além de permitir a retomada das atividades, o novo site servirá de apoio à fisioterapia presencial quando esta puder ser retomada. "Entre outros recursos, a plataforma permitirá o encaminhamento de pacientes para reabilitação pelo meio digital."

Mais informações

O Ramp também divulga conteúdos pelo Instagram

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail rampudesc@gmail.com.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Projeto da Udesc Cefid atua na reabilitação de pessoas com amputação
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h