Em uma das ações, professoras Suzana e Alexandra
conheceram trabalho de Educação Física - Fotos: Div.
O
Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Florianópolis, realizou diversas atividades em instituições peruanas para ampliar a internacionalização da unidade, sobretudo do
Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH).
As ações, que ocorreram em novembro e dezembro, foram promovidas pela coordenadora do PPGCMH, professora
Alexandra Folle, com o apoio do
Programa de Auxílio à Internacionalização da Pós-Graduação da Udesc Cefid (ProintPG-Cefid), e tiveram a participação da diretora-geral do centro, professora
Suzana Matheus Pereira.
"As atividades de internacionalização foram desenvolvidas na
Facultad de Educación da Universidad Nacional Mayor de San Marcos (UNMSM) e na
Facultad de Ciencias de la Educación da Universidad Nacional de Callao (Unac), em parceria com o professor dr.
Sandy Dorian Isla Alcoser", conta a professora Alexandra.
Fundada em 1551, a Universidade Nacional Maior de São Marcos é uma universidade pública, com sede na capital do Peru, Lima. Atualmente, é a principal instituição de ensino do país, além de ser oficialmente a primeira universidade peruana e a mais antiga do continente americano. A Universidade Nacional do Callao também é uma universidade públicada, que foi criada em 1966 e fica no Distrito de Bellavista, localizado na Província de Callao e próximo a Lima.
Nessas duas universidades, as gestoras da Udesc Cefid realizaram, por exemplo, reuniões para discutir os projetos de pesquisa "Processo de treinamento esportivo no basquetebol: um estudo com atletas brasileiros", que está em andamento, e "Satisfação acadêmica, ansiedade esportiva e motivos competitivos de estudantes-atletas universitários", que se encontra em fase de elaboração para submissão no centro.
Além disso, trataram da elaboração de artigos científicos em coautoria, resultantes de dados desses projetos, que vêm sendo desenvolvidos no âmbito do PPGCMH pelo
Laboratório de Pesquisa em Práticas Pedagógicas da Educação Física (Laprapef), e da coleta de dados no Peru para a pesquisa sobre satisfação acadêmica.
"Também tivemos a oportunidade de assistir a apresentações de projetos de trabalho de conclusão de curso de graduação de discentes e de trabalhos conduzidos por outros professores da UNMSM", diz Alexandra.
Palestras e outras visitas
As professoras da Udesc Cefid também realizaram visita técnica em uma escola de educação básica peruana para conhecer a estrutura e o trabalho de Educação Física Escolar e estiveram em dois locais esportivos, o Museu Olímpico Peruano e a Vila Olímpica de Lima, onde conheceram instalações e atividades de formação esportiva e de competição desenvolvidas para crianças e jovens, além de atividades físicas oferecidas para outros públicos.
Outra atividade no Peru foi a realização de palestras em parceria com o professor Sandy Dorian sobre as realidades brasileiras e peruanas em diversos temas, em três instituições: Unac, UNMSM e Instituto Peruano de Deporte (IPD).
A professora Alexandra, por exemplo, fez três palestras, sobre Educação Física Escolar, formação esportiva de basquete e modelo de desenvolvimento esportivo no Brasil. Já a professora Suzana falou em duas palestras sobre programas de internacionalização na pós-graduação e formação esportiva.
Possibilidades de parcerias
Nas visitas à Unac e à UNMSM, também ocorreram conversas com docentes, gestores e setores de convênio internacional para tratar de convênios gerais da Udesc com as duas universidades.
"Apresentamos a organização do PPGCMH, os processos seletivos e as possibilidades de bolsas para estrangeiros a professores e estudantes, especialmente programas e editais da Capes, como o Programa Move la América e o PEC-PG, além do Programa GCUB de Mobilidade Internacional", destaca a professora Alexandra.
"As atividades desenvolvidas na UNMSM, na UNAC e no IPD visaram apresentar o potencial do PPGCMH e do Cefid, com o intuito de motivar e captar estudantes de mestrado e doutorado, pesquisadores em estágio pós-doutoral e docentes a realizarem visitas técnicas, sanduíches, estágios doutorais, estágios de curta e longa duração em nosso PPG, consolidando aspectos importantes do nosso processo de internacionalização, os quais estão firmados em nosso planejamento estratégico", afirma a coordenadora do PPGCMH.
Além disso, ela ressalta que "as atividades visaram o estreitamento de parcerias para projetos de pesquisa desenvolvidos conjuntamente, além do fortalecimento da cooperação e do intercâmbio entre pesquisadores do PPGCMH, da UNMSM e da Unac, o que acredito tenha sido atingido acima das expectativas".
Alexandra também destaca que as visitas buscaram estar "em consonância com a proposta de cooperação das instituições brasileiras com instituições do Sul Global, perspectivada pela Capes, a qual visa expandir o conhecimento científico e estimular a formação de redes de pesquisa com os países parceiros do Sul Global".
Para a diretora-geral da Udesc Cefid, "a viagem foi um sucesso". "Esperamos que o retorno desses convênios aos quais demos início, como o de intercâmbio para receber alunos do Peru, do estreitamento na pesquisa e na internacionalização e da repercussão disso no PPGCMH sejam também um sucesso", afirma Suzana.
Mais informações
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail
alexandra.folle@udesc.br.
Novidades da Udesc Cefid também estão disponíveis nas mídias sociais do centro:
Instagram,
Facebook,
X (Twitter),
Bluesky e
WhatsApp.
Assessoria de Comunicação da Udesc Cefid
Jornalista Rodrigo Brüning Schmitt
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Telefone/WhatsApp: (48) 3664-8637