Mais de mil pesquisadores já concluíram mestrado e/ou
doutorado no centro - Foto: Rodrigo Brüning Schmitt
Os dois programas de pós-graduação do
Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Florianópolis, mantiveram seus conceitos na mais recente avaliação quadrienal da
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação, que ocorreu entre 2021 e 2024 no Brasil inteiro e foi divulgada na semana passada.
O
Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH) segue com o Conceito 5 (o máximo é 7), enquanto o
Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia (PPGFT) continua com o Conceito 4.
Os resultados consideram indicadores como produção científica, internacionalização e relevância das pesquisas no período avaliado. Na
quadrienal anterior (2017-2020), o PPGCMH havia subido do Conceito 4 para o 5 e o PPGFT tinha passado do Conceito 3 para o 4.
"A manutenção dos conceitos deve ser comemorada, pois indica que estamos no caminho certo rumo à consolidação dos nossos PPGs, condição essa necessária para seguirmos na busca pela excelência e, consequentemente, por conceitos maiores na avaliação da Capes", afirma a diretora de Pesquisa e Pós-Graduação da Udesc Cefid, professora
Caroline Ruschel.
"Parabenizo os docentes, discentes e técnicos do PPGCMH e do PPGFT pela conquista e, em especial, os coordenadores que passaram pelos PPGs ao longo do quadriênio de avaliação", ressalta a diretora.
Mais de mil titulações de pesquisadores
O PPGCMH oferece mestrado desde 1997 e doutorado desde 2008, na área de concentração em Estudos Biocomportamentais do Movimento Humano, tendo já realizado 792 titulações de pesquisadores (643 mestres e 149 doutores).
O PPGFT atua com mestrado desde 2011, com 226 dissertações já defendidas, e iniciou o doutorado em 2024, de forma pioneira no Sul do Brasil, na área de concentração em Avaliação e Intervenção em Fisioterapia.
Os dois programas somam mais de cem projetos de pesquisa,
21 grupos de pesquisa certificados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e
22 laboratórios e núcleos de pesquisa.
Sobre a nova avaliação da Capes, a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano da Udesc Cefid, professora
Alexandra Folle, afirma que "inicialmente, consideramos importante a manutenção do Conceito 5, pois sabemos da dificuldade que é um programa subir de conceito em duas avaliações quadrienais seguidas".
"Acreditamos no potencial do PPGCMH, assim nosso foco durante todo o quadriênio foi trabalhar em busca do Conceito 6 ainda nessa avaliação. Docentes, discentes e técnicos desenvolveram muitas ações e indicadores para atingir essa meta. Então, seguiremos empenhados em alcançar esse objetivo", destaca a coordenadora.
Para o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia da Udesc Cefid, professor
Rodrigo Okubo, a manutenção do Conceito 4 reafirma "a solidez e a qualidade do trabalho construído ao longo dos últimos anos. Após a ascensão de nota no ciclo anterior, esse resultado representa consolidação e maturidade acadêmica, fruto do empenho e da excelência do corpo docente, a quem registramos nosso agradecimento".
"O desempenho também reflete uma produção científica consistente e a formação qualificada oferecida pelo programa, colocando-o em posição estratégica para novos avanços no próximo ciclo avaliativo", declara o coordenador.
De acordo com Okubo, "entre as ações em andamento, o PPGFT tem fortalecido a produção científica, o impacto social e a consolidação do doutorado, iniciado em 2024. Para a próxima quadrienal, o foco será o aprimoramento do planejamento estratégico e a ampliação da internacionalização e da visibilidade institucional, criando as condições para pleitear a nota 5".
Censo nacional respondido com sucesso
Os programas de pós-graduação da Udesc Cefid já atingiram a meta de participação mínima de 95% dos seus públicos no
Censo Nacional da Pós-Graduação Stricto Sensu, que foi iniciado em 3 de dezembro pela Capes e ficará aberto até 26 de fevereiro.
O envio individual dos dados ocorre na Plataforma Sucupira e é obrigatório para quatro públicos: pós-graduandos matriculados em cursos de mestrado e de doutorado; docentes permanentes e colaboradores; pesquisadores em estágio pós-doutoral; e coordenadores de programas de pós-graduação.
No PPGCMH, o índice é de 96,34%, tendo já contado com a participação de 149 dos 155 estudantes de mestrado e de doutorado; de 26 dos 27 docentes; e de todos os oito bolsistas de pós-doc.
O PPGFT, por sua vez, está muito próximo dos 100%, com índice de 99,22%. O programa já teve a participação de 102 dos 103 estudantes de mestrado e de doutorado; dos 18 docentes; e dos oito bolsistas de pós-doc.
"Agradecemos à comunidade acadêmica por todo o seu empenho em responder rapidamente ao censo, o que nos permitiu obter a participação mínima de 95% em cada programa antes mesmo da metade do prazo da Capes. Seguiremos trabalhando agora para chegar à marca de 100%", celebra a diretora Caroline Ruschel.
Mais informações
Mais informações sobre os programas de pós-graduação da Udesc Cefid podem ser obtidas nas páginas do
PPGCMH e do
PPGFT.
Novidades da Udesc Cefid também estão disponíveis nas mídias sociais do centro:
Instagram,
Facebook,
X (Twitter),
Bluesky e
WhatsApp.
Assessoria de Comunicação da Udesc Cefid
Jornalista Rodrigo Brüning Schmitt
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Telefone/WhatsApp: (48) 3664-8637