Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

28/11/2025-18h17

Udesc Cefid reúne comunidade em corrida de orientação de turma da Educação Física

Evento contou com 50 participantes - Foto: Divulgação
A primeira edição da corrida de orientação Desbrava Cefid foi realizada por estudantes da terceira fase do Bacharelado em Educação Física do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), no dia 15, na sede da unidade, no Bairro Coqueiros, em Florianópolis.

O evento foi aberto ao público e contou com 50 participantes, que também contribuíram com a doação de um quilo de alimento não perecível por pessoa. Toda a arrecadação foi destinada a uma clínica de dependentes químicos de Palhoça.

A corrida foi uma parceria dos alunos da disciplina de Organização de Eventos Esportivos, ministrada pela professora Marta Cristina Rodrigues da Silva, com o clube de orientação Flora e a Federação Catarinense de Orientação (Oriesc).

O presidente da Oriesc, Marco Aurélio Azolin, destacou a satisfação em retornar à Udesc Cefid e apresentar a modalidade a um novo público, em um mapa moderno e desafiador.

Segundo ele, esse retorno já estava nos planos da federação e ele espera que essa parceria "seja apenas o primeiro degrau num relacionamento frutífero e duradouro, pois, como em muitas organizações esportivas estaduais e nacionais, carecemos de parcerias com entidades de ensino que somem processos científicos ao esporte amador".

Modalidade de todas as idades

Para a professora Marta Rodrigues, eventos como esse dentro do meio acadêmico "são sempre bem-vindos e incentivam a prática de atividades físicas e esportes". 

Ela também relatou que o evento foi "desafiador e desbravador", especialmente para orientar participantes que nunca haviam praticado a corrida ou não conheciam o campus, mas, apesar disso, a experiência "foi muito satisfatória e todos os alunos que estiveram presentes ficaram muito felizes".

Além disso, na corrida, um dos participantes chamou a atenção do público. Um atleta aposentado, que já completou mais de 300 provas da modalidade, fez o percurso no seu tempo habitual com o auxílio de bengala.

Marta destaca que a corrida de orientação é uma modalidade que pode ser praticada por todas as idades. "Tivemos crianças e idosos participando e percebemos que o esporte integra e encoraja a superar desafios, contribuindo para uma vida com qualidade", afirma.

Mais informações

Mais informações sobre o Desbrava Cefid podem ser obtidas pelo e-mail ed.fisica.udesc.2024.2@gmail.com.

Novidades da Udesc Cefid também estão disponíveis nas mídias sociais do centro: Instagram, Facebook, X (Twitter), Bluesky e WhatsApp.

Assessoria de Comunicação da Udesc Cefid
Estagiária de Jornalismo Beatriz Perrone
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Telefone/WhatsApp: (48) 3664-8637

* Sob supervisão do jornalista Rodrigo Brüning Schmitt
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: contato@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h