O
Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), terá a aula inaugural da Rede Internacional Bridges-Capes com a professora
Monika Stodolska, da
Universidade de Illinois Urbana-Champaign, dos Estados Unidos, em videoconferência que ocorrerá em 19 de outubro, às 14h, com transmissão no auditório da unidade, no Bairro Coqueiros, em Florianópolis.
O evento, que será gratuito e dará certificados para os participantes, terá o tema "Health and inequalities: leisure and physical activity research in diverse societies" ("Saúde e desigualdades: pesquisa sobre lazer e atividade física em sociedades diversas").
A aula inaugural da Rede Internacional Bridges-Capes será a primeira ação coletiva dos programas de pós-graduação dessa iniciativa coletiva de pesquisa, colaboração e internacionalização, entre os quais está o
Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH), da Udesc Cefid.
Os outros programas de pós-graduação parceiros são: em
Educação Física (PPGEF), da Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc); em
Ciências do Movimento Humano (PPGCIMH), da Universidade Federal do Amazonas (Ufam); e em
Educação Física (PPGEF), da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf).
Sobre a docente convidada
A professora Monika Stodolska é doutora em Ciências da Terra e da Atmosfera pela Universidade de Alberta, do Canadá, e atua no Departamento de Recreação, Esporte e Turismo da Universidade de Illinois.
Suas pesquisas têm foco no papel do lazer, da recreação e do esporte na melhoria da saúde e do bem-estar de minorias étnicas e raciais, abordando o desenvolvimento de identidades étnicas entre latinos e afro-americanos, bem como a mudança cultural e a adaptação em populações imigrantes.
Outros temas de destaque nas suas pesquisas incluem as barreiras ao lazer, a discriminação étnica e racial em contextos de lazer, o comportamento recreativo de populações minoritárias em ambientes naturais urbanos, a atividade física entre grupos minoritários e o papel das novas tecnologias no lazer.
Monika também é parceira internacional do
Laboratório de Pesquisa em Lazer e Atividade Física (Laplaf), da Udesc Cefid, desde 2016.
Esse intercâmbio já possibilitou, por exemplo, a ida da coordenadora do Laplaf, professora
Alcyane Marinho, aos Estados Unidos para atividades acadêmicas; a visita de outra docente da Universidade de Illinois, professora Toni Liechty, a
Florianópolis em 2025; e o período sanduíche de estudos que a doutoranda
Maria Eduarda Tomaz Luiz, do PPGCMH, fez nos EUA neste ano.
Mais informações
Mais informações sobre a aula inaugural podem ser obtidas pelo e-mail
ppgcmh.cefid@udesc.br e pelo número (48) 3664-8688 (telefone e WhatsApp).
Novidades da Udesc Cefid também estão disponíveis nas mídias sociais do centro:
Instagram,
Facebook,
X (Twitter),
Bluesky e
WhatsApp.
Serviço
O QUÊ: Aula inaugural da Rede Internacional Bridges-Capes, com transmissão de videoconferência.
QUANDO: 19 de outubro, às 14h.
ONDE: Auditório da Udesc Cefid, Rua Pascoal Simone, nº 358, Bairro Coqueiros, Florianópolis.
Assessoria de Comunicação da Udesc Cefid
Jornalista Rodrigo Brüning Schmitt
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Telefone/WhatsApp: (48) 3664-8637
* Notícia atualizada em 07/10/2026, às 19h47