Iniciativa envolverá servidores e alunos em todos os
centros de ensino - Arte: Cinthia Godoy/Secom Udesc
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) começou neste mês os trabalhos para a construção de um novo planejamento estratégico na instituição, com metas a serem cumpridas até 2025.
Liderada pelo reitor, Marcus Tomasi, pelo vice-reitor, Leandro Zvirtes, e por pró-reitores e diretores de centros, a iniciativa envolverá a participação de professores, técnicos e alunos da Udesc.
O planejamento estratégico é usado por empresas e organizações para, resumidamente, definir onde se encontram e aonde querem chegar. No fim dos trabalhos, serão revisadas a missão e a visão de futuro da Udesc.
A minuta do projeto foi apresentada em 6 de outubro para diretores-gerais de todas as unidades, com dados relacionados ao vestibular, à evasão à e avaliação.
O reitor da Udesc ressaltou que as rápidas mudanças e as novas tecnologias demandam a necessidade repensar o posicionamento da universidade. "A ideia é um reposicionamento. O que estamos fazendo hoje está em consonância com os anseios da sociedade? Devemos rever nossas estratégias e práticas? Temos que estar sempre à frente para sermos reconhecidos pela sociedade", considerou Tomasi.
Para o pró-reitor de Planejamento, Márcio Metzner, há necessidade de alinhamento do planejamento estratégico com o plano plurianual, que é a base do orçamento do Estado para os próximos anos. "Este novo planejamento estratégico deve ser claro, objetivo e exequível", explica.
A Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan) elaborou alguns questionamentos para que os diretores-gerais levem aos centros de ensino o debate sobre o projeto. Assim, a comunidade acadêmica participará do processo. Cada centro deverá elaborar um documento que contemple o sentimento da unidade. Na Reitoria, o assunto será discutido entre as pró-reitorias e os órgãos suplementares.
A elaboração do novo planejamento da estratégico da Udesc deverá ser concluída até abril de 2019.