Pró-reitor Sérgio Pezzin representou a Udesc em evento e visitas
a organizações chinesas. Foto: Divulgação
Em missão oficial na China, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) deu novos passos para consolidar projetos internacionais voltados à educação em engenharia e ciência espacial. Desde 6 de setembro, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Sérgio Pezzin, representou a instituição em visitas técnicas e reuniões estratégicas para fortalecer parcerias com organizações chinesas.
Durante a viagem, foram firmados dois memorandos de entendimento (MoU), um com a empresa Cosats, especializada na fabricação de micro e nanossatélites, na cidade de Jiaxing, e outro com a Universidade de Tecnologia de Dalian (DUT), localizada em Dalian. As parcerias irão viabilizar iniciativas que envolvem estudantes brasileiros, de cursos da Udesc e de escolas de ensino médio da rede pública, em projetos de desenvolvimento de nanossatélites, com mentoria de especialistas chineses.
Os acordos fazem parte de um esforço institucional para promover a educação em ciências, tecnologia, engenharia e matemática (STEM, na sigla em inglês) entre estudantes do ensino básico, com atenção especial ao estímulo da participação feminina em áreas científicas.
“A missão foi essencial para consolidarmos o projeto bilateral para elaboração de cargas úteis para nanossatélites, envolvendo equipes coordenadas por pesquisadores e estudantes da Udesc com alunos da rede pública de Santa Catarina”, explica Pezzin.
Viagem reforça ações de internacionalização
Além da assinatura dos memorandos, o pró-reitor Sérgio Pezzin representou a Udesc no “Micro/ Nanosatellite and Space Mission Symposium”, realizado entre 6 e 10 de setembro nas cidades de Jiaxing e Xangai. No evento, o professor apresentou a palestra-chave “Brazil -China Educational Space Partnership: Inspiring STEM through Nanosatellite Missions”, com destaque para o papel da universidade na promoção da educação científica por meio de projetos espaciais colaborativos.
Durante a missão internacional, Pezzin também realizou visitas técnicas a empresas estratégicas do setor aeroespacial, incluindo a Cosats, a LandSpace, fabricante de foguetes lançadores de satélites, e a Microsat, voltada à produção de satélites.
Já na Universidade de Tecnologia de Dalian, o pró-reitor participou de reuniões estratégicas com representantes da instituição. Recebido pelo vice-presidente Kang Xudong, pelo diretor da Escola de Engenharia Mecânica e Aeroespacial, Yan Jun, e por docentes da instituição, Pezzin discutiu possibilidades de colaboração acadêmica em áreas como Engenharia Mecânica e Engenharia de Materiais.
A viagem contou ainda com visita ao Centro de Tecnologia e Engenharia Espacial (CSU), da Academia Chinesa de Ciências (CAS), em Pequim. “Os encontros abriram oportunidades para a realização de experimentos científicos no espaço, nas áreas de Física, Química, Biotecnologia e Ciência dos Materiais, em colaboração com a Academia Chinesa de Ciências”, destaca o pró-reitor.
A missão na China foi acompanhada pela professora Larissa Santos, da Universidade de Yangzhou, com quem a Udesc assinou memorando de entendimento em viagem ao país realizada em março de 2025.
Outras informações sobre a missão podem ser obtidas com a Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Proppg) da Udesc pelo e-mail
proppg.reitoria@udesc.br
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8006