Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

26/08/2025-18h15

Udesc propõe levar ciência espacial às escolas de SC com parceria da China

Acordo com empresa chinesa de nanossatélites será assinado em setembro

Concepção artística de um nanossatélite como os que farão parte do projeto - arte: Cosats
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) assinará em setembro um memorando de entendimento com a empresa chinesa Cosats para cooperação na área de educação em engenharia e ciência espacial. O objetivo é envolver estudantes brasileiros, de cursos da Udesc e de escolas de ensino médio da rede pública, em projetos de nanossatélites, com mentoria dos chineses.

O pró-reitor de pesquisa e pós-graduação da Udesc, Sérgio Pezzin, estará de 4 a 16 de setembro na China, onde assinará memorandos de entendimento com a Cosats e com a Universidade Tecnológica de Dalian (DUT), instituição de destaque na área aeroespacial.

A missão em Jiaxing, na província chinesa de Zhejiang, inclui ainda a participação do professor Pezzin como palestrante no Simpósio em Micro e Nanossatélites e Missão Espacial (MNS 2025). Durante a viagem, ele também representará a Udesc na assinatura de um acordo relacionado ao programa espacial chinês Chang’E-8.

Parcerias

Em reunião em 20 de agosto, na Secretaria de Estado da Ciência Tecnologia e Inovação de Santa Catarina (SCTI-SC), o reitor da Udesc, José Fragalli, a vice-reitora, Clerilei Bier, e o pró-reitor de pesquisa e pós-graduação, Sérgio Pezzin, apresentaram o projeto ao secretário estatual Edgard Usuy. A ideia é que a SCTI, assim como a Secretaria de Estado da Educação (SED) também sejam parceiras.

O projeto de cooperação acadêmica envolve ainda a professora brasileira Larissa Santos, do Centro de Gravitação e Cosmologia da Universidade de Yangzhou (YZU), na China.

Projeto

O projeto Brazil-China Educational Space Partnership: Inspiring STEM through Nanosatellite Missions propõe uma iniciativa educacional internacional e colaborativa. O foco é o desenvolvimento e implantação espacial de uma carga útil projetada por estudantes a ser lançada pela Estação Espacial Chinesa (CSS) a bordo de um CubeSat (pequeno satélite em forma de cubo).

O objetivo é promover a educação em ciências, tecnologia, engenharia e matemática (STEM, na sigla em inglês) entre alunos do ensino básico, estimulando também o interesse de meninas por carreiras na área, por meio de uma competição estadual entre estudantes de escolas públicas.

Os participantes serão convidados a conceituar e construir uma carga útil científica ou tecnológica compatível com os padrões CubeSat. A equipe vencedora será selecionada por um painel de especialistas com base em relevância científica, viabilidade técnica, inovação e impacto educacional.

Além de colaborar diretamente com engenheiros e cientistas da Cosats na preparação pré-lançamento e integração da carga útil em uma plataforma CubeSat, os estudantes brasileiros terão a oportunidade de viajar à China. Lá eles poderão conhecer laboratórios espaciais avançados e testemunhar o lançamento de seu experimento a bordo de uma missão de carga do CSS.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8006
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Concepção artística de um nanossatélite como os que farão parte do projeto
  • Reitor José Fragalli e vice-reitora Clerilei Bier apresentam projeto ao secretário de ciência, tecnologia e inovação, Edgar Usuy
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: contato@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h