Concepção artística de um nanossatélite como os que farão parte do
projeto - arte: Cosats
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) assinará em setembro um memorando de entendimento com a empresa chinesa
Cosats para cooperação na área de educação em engenharia e ciência espacial. O objetivo é envolver estudantes brasileiros, de cursos da Udesc e de escolas de ensino médio da rede pública, em projetos de nanossatélites, com mentoria dos chineses.
O pró-reitor de pesquisa e pós-graduação da Udesc, Sérgio Pezzin, estará de 4 a 16 de setembro na China, onde assinará memorandos de entendimento com a Cosats e com a
Universidade Tecnológica de Dalian (DUT), instituição de destaque na área aeroespacial.
A missão em Jiaxing, na província chinesa de Zhejiang, inclui ainda a participação do professor Pezzin como palestrante no
Simpósio em Micro e Nanossatélites e Missão Espacial (MNS 2025). Durante a viagem, ele também representará a Udesc na assinatura de um acordo relacionado ao programa espacial chinês Chang’E-8.
Parcerias
Em reunião em 20 de agosto, na Secretaria de Estado da Ciência Tecnologia e Inovação de Santa Catarina (SCTI-SC), o reitor da Udesc, José Fragalli, a vice-reitora, Clerilei Bier, e o pró-reitor de pesquisa e pós-graduação, Sérgio Pezzin, apresentaram o projeto ao secretário estatual Edgard Usuy. A ideia é que a SCTI, assim como a Secretaria de Estado da Educação (SED) também sejam parceiras.
O projeto de cooperação acadêmica envolve ainda a professora brasileira Larissa Santos, do Centro de Gravitação e Cosmologia da
Universidade de Yangzhou (YZU), na China.
Projeto
O projeto Brazil-China Educational Space Partnership: Inspiring STEM through Nanosatellite Missions propõe uma iniciativa educacional internacional e colaborativa. O foco é o desenvolvimento e implantação espacial de uma carga útil projetada por estudantes a ser lançada pela Estação Espacial Chinesa (CSS) a bordo de um CubeSat (pequeno satélite em forma de cubo).
O objetivo é promover a educação em ciências, tecnologia, engenharia e matemática (STEM, na sigla em inglês) entre alunos do ensino básico, estimulando também o interesse de meninas por carreiras na área, por meio de uma competição estadual entre estudantes de escolas públicas.
Os participantes serão convidados a conceituar e construir uma carga útil científica ou tecnológica compatível com os padrões CubeSat. A equipe vencedora será selecionada por um painel de especialistas com base em relevância científica, viabilidade técnica, inovação e impacto educacional.
Além de colaborar diretamente com engenheiros e cientistas da Cosats na preparação pré-lançamento e integração da carga útil em uma plataforma CubeSat, os estudantes brasileiros terão a oportunidade de viajar à China. Lá eles poderão conhecer laboratórios espaciais avançados e testemunhar o lançamento de seu experimento a bordo de uma missão de carga do CSS.
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8006