Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

14/06/2022-19h06

Udesc define nome, abertura e término de operação do Núcleo Extensionista Rondon

Equipe do NER/Udesc em reunião na Prefeitura de Caçador - Fotos: Divulgação
A cerimônia de abertura da próxima operação do Núcleo Extensionista Rondon (NER), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), será realizada em Caçador; e a de encerramento, em Iomerê. A confirmação das duas cidades como sede das cerimônias ocorreu durante visitas realizadas nesta semana por uma equipe do NER/Udesc a municípios participantes da operação. O prefeito de Caçador,  Alencar Mendes, participou da reunião que definiu o município como sede do evento inaugural.

Denominada Reencontro, por ser a primeira operação presencial após a pandemia, a edição terá atividades de 24 de agosto a 3 de setembro no Meio-Oeste Catarinense, na região da Associação dos Municípios do Alto Vale do Rio do Peixe (Amarp).

"Mais uma vez, contamos com a participação de servidores de vários centros de ensino e da Reitoria da Udesc, mostrando mais uma vez a união da universidade em sua maior ação de extensão, o Projeto Rondon", destaca o coordenador do núcleo, Alfredo Balduíno Santos, que lidera a comitiva.

Planejamento

Desde maio, acadêmicos, técnicos e professores da operação participam de um curso online sobre extensão universitária e a sua relação com sociedade a partir das oito áreas temáticas (comunicação, cultura, direitos humanos e justiça, educação, meio ambiente, saúde, tecnologia e produção e trabalho). A formação foi pré-requisito para participar da operação.

A Operação Reencontro vem sendo articulada com uma série de reuniões junto a gestores municipais e lideranças ligadas ao Meio-Oeste Catarinense. Ao todo, a Amarp abrange 15 municípios: Arroio Trinta, Caçador, Calmon, Fraiburgo, Ibiam, Iomerê, Lebon Régis, Macieira, Matos Costa, Pinheiro Preto, Rio das Antas, Salto Veloso, Tangará, Timbó Grande e Videira.

Desenvolvimento regional

Maior ação de extensão da universidade, o NER/Udesc realiza operações que possibilitam o intercâmbio dos acadêmicos e a inserção da instituição e parceiros em diferentes áreas de conhecimento e em diversos cenários de Santa Catarina, na busca do desenvolvimento regional.

O núcleo extensionista promove a interdisciplinaridade, a interação entre a universidade e a sociedade e a qualidade e o impacto das ações de extensão no âmbito da Udesc, reforçando a missão da universidade diante da realidade social.

As operações são abertas à participação de acadêmicos, que desenvolvem atividades nas oito áreas da extensão universitária: educação; saúde; meio ambiente; direitos humanos e justiça; cultura; comunicação; trabalho; e tecnologia e produção.

Quase 400 mil pessoas atendidas

O NER/Udesc marcou seu aniversário de dez anos, completos em 2020, com uma série de iniciativas, incluindo duas operações com atividades remotas durante a pandemia.

Ao longo da sua primeira década, o núcleo fez 16 grandes operações, com cerca de 12 mil atividades, envolvendo 3,1 mil extensionistas e contemplando 385 mil pessoas em quase 200 municípios, sendo 176 de Santa Catarina, seis do Paraná, cinco de Goiás, dois no Distrito Federal e um da Argentina.

A primeira atividade do núcleo, a Operação Contestado, em dezembro de 2010, também ocorreu no Meio-Oeste Catarinense, contemplando os municípios de Calmon e Matos Costa. A ação contou com a parceria da Universidade de Brasília (UnB).

No site do NER, é possível ver o histórico, vídeos, imagens, depoimentos, estatísticas e outras informações.  Acesse também o Facebook, o Instagram e o YouTube

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Equipe do NER/Udesc em reunião na Prefeitura de Caçador
  • Imagem 1
  • Imagem 2
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h