Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

09/12/2021-14h35

Udesc e Alesc ampliam parceria para divulgar conteúdos de interesse público

Reitor da Udesc (à dir.) assinou acordo com presidente da Alesc nesta quinta - Foto: Bruno Collaço/Agência AL
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e a Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) ampliaram a parceria para divulgação conjunta de conteúdos jornalísticos e institucionais produzidos pelas duas instituições.

Assinado na manhã desta quinta-feira, 9, pelo reitor, Dilmar Baretta, e pelo presidente da Alesc, Mauro de Nadal, o convênio tem validade de cinco anos e prevê especialmente a veiculação de programas feitos pela Diretoria de Comunicação Social da Alesc nas rádios educativas da universidade, presentes em Florianópolis, Joinville e Lages.

Além do podcast "Redação Final", as emissoras da Rádio Udesc FM também transmitirão o programa "Conecta", produções institucionais e reportagens criadas em parceria entre as duas instituições.

Resumos diário e semanal

O "Conecta" é produzido diariamente pela TVAL, com a participação de integrantes da Agência AL, Rádio AL e do setor de mídias sociais da Alesc, e transmitido ao vivo, diretamente do Plenário.

O programa faz um registro geral do cotidiano da Assembleia com entrevistas e matérias. A exibição ocorre de segunda a quarta-feira, às 13h45, e nas quintas e sextas-feiras, às 8h50.

Já o "Redação Final", produzido pela Rádio AL, apresenta um balanço semanal das atividades da Alesc. O podcast é veiculado nas rádios da Udesc todas as segundas-feiras, além das plataformas digitais de áudio da Assembleia.

Intercâmbio de conteúdos

Pelo acordo, a Diretoria de Comunicação Social da Alesc encaminhará os programas gravados e as produções institucionais em meio digital para utilização pelas equipes das rádios da universidade, conforme as linhas editoriais de cada emissora. Já as redes sociais da Assembleia veicularão vídeos institucionais e de jornalismo da Udesc quando o assunto for de interesse.

As emissoras de rádio da Udesc veicularão o "Conecta" diariamente, em horário a ser definido pelas emissoras; e exibirão, conforme interesse, matérias institucionais produzidas pelas equipes da Alesc, além de enviar para os canais de comunicação do Parlamento material institucional de interesse público da universidade.


Interesse público

O reitor da Udesc, Dilmar Baretta, comentou que, ao "abrir as portas" das rádios educativas, a instituição procura "levar a informação da Assembleia Legislativa diretamente à sociedade catarinense".

Segundo ele, a universidade está junto para divulgar conteúdos do Parlamento que sejam de interesse público. "Somos geridos com recursos públicos dos catarinenses. Então, levar a informação de forma clara, objetiva e transparente é um dos objetivos da Udesc", citou.

Baretta ressalta que a parceria também ampliará a divulgação do conhecimento, da inovação, da pesquisa e da ciência produzida na universidade.

Sintonia

Para o presidente da Alesc, deputado Mauro de Nadal (MDB), além da união de forças entre as duas entidades em atender algo que é anseio da população, a Udesc sempre esteve muito sintonizada com a Assembleia.

"Muitas das políticas desenvolvidas pela universidade passam por aqui e o Parlamento, da mesma forma, acaba buscando na Udesc subsídios para o aprimoramento de muitas matérias que são importantes e que se relacionam diretamente com os catarinenses", avaliou.

Nadal destacou que o laço entre as instituições "já vem de décadas". "Essa ampliação vai permitir que nós consigamos aumentar cada vez mais os meios de transparência das atividades, quer seja lá da Udesc no seu dia a dia e as aqui do Parlamento. Nós aqui vamos propiciar ao cidadão outro meio de acesso à informação e, da mesma forma, a Udesc vai permitir com que nós consigamos, por meio das rádios, levar ao conhecimento da população o que é o cotidiano do parlamentar. Acima de tudo, tornar os nossos atos cada vez mais transparentes e levar ao conhecimento do cidadão que está distante da Capital", concluiu.

Três emissoras e também na internet

A universidade dispõe de estúdios em Florianópolis (FM 100,1), em Joinville (FM 91,9) e em Lages (FM 106,9). As três emissoras, que também podem ser ouvidas em www.udesc.br/radio, estão vinculadas à Secretaria de Comunicação da Udesc (Secom) e têm finalidade educativa, artística, cultural, científica e informativa.

Na área de áudio, a universidade conta também com uma rede de quase 20 podcasts, formada por estudantes, professores e técnicos. Saiba mais em www.udesc.br/podcasts.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Reitor da Udesc (à dir.) assinou acordo com presidente da Alesc nesta quinta
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h