Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

14/08/2023-19h31

Udesc é instituição âncora do projeto Ágora Uni que será entregue em 2024

Legenda: Udesc é instituição ancora do projeto Ágora Uni que será entregue em 2024.  Foto: Ágora Uni
O reitor da Udesc, Dilmar Baretta e o diretor geral da Udesc Joinville, Antonio Heronaldo de Sousa, participaram do lançamento do Ágora Uni, na última sexta-feira (11). O projeto tem investimento superior a R$ 20 milhões, viabilizado por editais de FINEP, Fapesc e recursos próprios do Ágora Tech Park.  A construção do prédio do Ágora Uni deve estar concluída no primeiro semestre de 2024 e tem como objetivo construir um hub de inovação para atrair competências das universidades da região e demandas das empresas. A Udesc será a instituição-âncora do projeto e trabalhará na montagem de redes colaborativas com as demais universidades da região para trabalharem na solução dos desafios corporativos mapeados.

O evento teve a participação de autoridades e lideranças como Marcelo Camargo, superintendente da área de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico da FINEP; o head de Inovação da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Santa Catarina, Felipe Mandawalli; a diretora de Ciência e Tecnologia da Fapesc, Valeska Tratsk; o deputado estadual Mateus Cadorin; o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico de Joinville, William Escher; além de empresários e empreendedores do ecossistema de tecnologia da região. "Teremos um local ideal para descobrir os desafios e encontrar soluções para o mercado. As universidades produzem muito conhecimento, mas também precisa difundir este conhecimento e encontrar parceiros", comentou o professor Heronaldo, diretor da Udesc.

Uma das primeiras entregas à comunidade de inovação será o Ágora.Connect, que busca "dar um match" entre programas corporativos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) e pesquisadores da academia. "Em geral, os setores de P&D das empresas atuam sem conexão direta com pesquisadores e instituições educacionais. Implementar uma tecnologia é um processo de alto risco. Encontrar os parceiros ideais é essencial para diminuir tempo e custos", comenta o diretor executivo do Ágora, Ricardo Fantinelli.

O superintendente da FINEP apresentou durante o encontro um panorama da evolução dos parques tecnológicos no país e no mundo - e avaliou que, em Joinville, a conexão entre a inovação, as universidades e o mercado, é muito promissora. "O passo à frente dos parques é tornarem-se centros de tecnologia estratégica: tem que ter especificidade, podem ter uma atuação transversal mas é fundamental ter seu core business de inovação bem definido", resumiu.

Ágora Uni

Um laboratório de inovação aberta (living lab), em um ambiente de mais de 6,5 mil m2, para impulsionar projetos de grandes empresas em conjunto com as universidades e seus laboratórios de pesquisa e desenvolvimento (P&D). Em meio a este arranjo inovador, a infraestrutura de um parque tecnológico em expansão, que gera mais de 1,5 mil empregos e uma receita anual estimada em R$ 800 milhões.

"O UNI foi concebido para ser uma referência no ecossistema em relação aos gaps de mercado das grandes empresas e como elas podem contar com as universidades para cocriarem projetos de inovação aberta. Estamos desenvolvendo uma série de iniciativas que vão guiar essa jornada, antes mesmo do prédio estar inaugurado, e que envolve capacitação e desenvolvimento de professores, além do engajamento de corporates e da comunidade de inovação", ressalta Edel.

Assessoria de Comunicação da Udesc Joinville 
*com informações do Ágora Tech Park
E-mail: comunicacao.cct@udesc.br
Telefone: 47 34817882 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h