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Notícia

19/11/2019-15h43

Udesc Esag apresenta estudos ao governo estadual com propostas de melhorias na gestão pública

Professor Leonardo Secchi, coordendou trabalhos de alunos - foto: Maurício Vieira/Secom/Governo de SC
Estudantes do Mestrado Profissional em Administração da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) apresentarão nesta quinta-feira, 21, às 14h, no Centro Administrativo do Governo do Estado, os resultados de quatro consultorias desenvolvidas durante as aulas para atender demandas das secretarias estaduais de Saúde e de Administração.

Os estudos trazem propostas com potencial para agilizar atendimentos de saúde, melhorar a gestão dos servidores, ampliar mercado para micro e pequenas empresas e gerir de forma mais barata e eficiente serviços de rede e internet do governo. Os relatórios trazem recomendações. Cabe às secretarias decidir se as ações serão ou não implementadas.

As consultorias foram desenvolvidas por alunos da disciplina Análise Racional de Políticas Públicas, do Mestrado Profissional em Administração. Eles trabalharam sob orientação do professor Leonardo Secchi, responsável pela disciplina, e dos doutorandos em Administração Luiz Filipe Goldfeder Reinecke e Willian Narzetti, no Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), no campus da Udesc em Florianópolis. 

Saúde

O estudo elaborado a pedido da Secretaria de Estado da Saúde (SES) propõe uma solução com o objetivo de reduzir as filas para atendimento por médicos especialistas no Sistema Único de Saúde (SUS). Hoje, um em cada quatro usuários espera mais de dois anos por uma consulta.

A solução passa pelo uso da telemedicina. A tecnologia já é usada no Estado para algumas especialidades. Os médicos de família nas unidades básicas de saúde interagem por meio de sistemas on-line com médicos consultores, que podem orientá-los e evitar encaminhamentos desnecessários para consultas presenciais especializadas, ou já adiantar pedidos de exames.

Além de usar a teleconsultoria, o médico da atenção básica precisa usar outro sistema, o de telerregulação, em que um médico regulador avalia a urgência do atendimento, para colocar o paciente na “fila” do sistema. O estudo propõe integrar os sistemas de teleconsultoria e de telerregulação, que ficariam a cargo do mesmo profissional, poupando tempo e custos. A medida facilitaria ainda a ampliação gradativa da telemedicina para todas as especialidades.

Administração

Outras três consultorias atendem demandas da Secretaria de Estado da Administração (SEA). Uma delas propõe o delineamento, no plano de carreira dos servidores, do perfil técnico e comportamental esperado para cada função. A medida melhoraria a gestão de políticas de capacitação e permitiria implantar novos processos de avaliação dos servidores.

Duas consultorias, também para a Secretaria de Administração, estão relacionadas a gestão dos fornecedores. Uma delas propõe medidas para aumentar a participação de micro e pequenas empresas nas compras públicas. Além de promover desenvolvimento local, a medida pode reduzir custos, aumentando a concorrência nas licitações

Outra sugere um novo modelo de contratação dos serviços de rede e internet para os órgãos estaduais, hoje centralizado na SEA. A proposta é que o governo contrate todos esses serviços do Ciasc, que terceirizaria os que não pudesse fornecer diretamente. De acordo com o estudo, a medida racionalizaria os custos e a oferta dos serviços, com ganho de qualidade.

Consultorias disciplinares

As consultorias, realizadas sem custo para as secretarias estaduais, são consequência de um acordo firmado em julho entre o Governo do Estado – por meio da SEA e do Escritório de Gestão de Projetos (Eproj) – e a Udesc Esag.

A partir de demandas recolhidas junto aos órgãos estaduais pela SEA, estudantes do curso de graduação em Administração Pública e do Mestrado Profissional em Administração da Udesc Esag trabalharam em soluções, orientados pelos professores. Todos os estudos, chamados de consultorias disciplinares, são feitos como atividades de disciplinas dos cursos.

Por meio de formulário eletrônico, 17 órgãos estaduais informaram 66 demandas, reunidas pela SEA em agosto deste ano. As informações foram então entregues à Udesc Esag para serem trabalhadas pelos estudantes e professores nas disciplinas. Os quatro relatórios apresentados nesta quinta são os primeiros resultados das consultorias.

Parceria

De acordo com o secretário estadual da administração, Jorge Eduardo Tasca, o principal objetivo deste projeto é aproximar os alunos da realidade de gestão do Estado. “Independentemente das propostas serem viáveis para implantação, o objetivo a ser cumprido é permitir que estudantes possam participar ativamente das ações do governo”, comentou.

Para o professor Leonardo Secchi, há ganhos dos dois lados. “O governo valoriza o conhecimento produzido na universidade e, em vez de contratar consultorias de empresas para melhorar a gestão, incorpora esse conhecimento sem pagar nada a mais, por meio de sua universidade estadual”, explica o professor. “E há o ganho na formação dos alunos, que trabalham cada vez mais na solução de problemas reais”.

Mais informações sobre a parceria podem ser obtidas com o Departamento de Administração Pública da Udesc Esag, pelo e-mail ap.esag@udesc.br ou pelo telefone (48) 3664-8212.

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Carlito Costa
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8281
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  • Professor Leonardo Secchi, da Udesc Esag
 
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