Vice-reitora da Udesc, Clerilei Bier, abriu a discussão apresentando as ações relacionadas à Udesc Esag. Fotos: Ingrid Borba
O
Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) recebeu, na tarde desta segunda-feira (6), integrantes da reitoria Gestão 2024–2028 para uma reunião institucional no auditório da unidade, localizada no bairro Itacorubi, em Florianópolis.
A visita faz parte do cronograma oficial de encontros da nova gestão com os Centros de Ensino da universidade. Esta foi a terceira reunião do calendário, que já passou pelo Centro de Ciências Tecnológicas (CCT), em Joinville, e pelo Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), também em Florianópolis.
Com início às 17h, o encontro teve duas horas de duração. Contou com a presença da direção do centro, diretores assistentes, chefes de departamento, coordenadores de cursos e representantes dos Núcleos Docentes Estruturantes (NDEs). O reitor José Fragalli não participou em função de um compromisso assumido com a Comissão de Educação e Cultura da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), no Centro de Ciências Tecnológicas (CCT), em Joinville.
A conversa iniciou com a vice-reitora da Udesc, professora Clerilei Aparecida Bier, apresentando as ações da gestão com relação ao centro. Depois dela, falaram também o pró-reitor de Planejamento, Gustavo Pinto de Araújo; o pró-reitor de Administração, Pedro Girardello da Costa; o pró-reitor de Pesquisa e Pós Graduação, Sérgio Henrique Pezzin e a pró-reitora de Ensino, Julice Dias.
O objetivo da visita foi promover um espaço de escuta e diálogo entre a Reitoria e a comunidade acadêmica da Esag, com foco no planejamento conjunto de ações voltadas ao fortalecimento do ensino, pesquisa, extensão e gestão universitária.
A vice-reitora enfatizou a intenção da gestão de dedicar períodos de visitas aos centros para ouvir suas demandas e planejar ações em conjunto com cada unidade. A equipe da reitoria anunciou que a ocupação do novo prédio da reitoria só deve ser ocorrer até o fim do ano que vem em função de questões técnicas e de segurança.
O diretor-geral da Udesc Esag, professor Julibio Ardigo, destacou a premência da ampliação do espaço físico do centro além dos números que fazem do centro uma referência, com quase 2 mil estudantes. A limitação estrutural também foi enfatizada frente ao crescimento dos grupos de pesquisa, da abertura do mestrado em Economia e da ausência de espaço físico para entidades estudantis.
Ardigo ressaltou ainda que, embora a Esag tenha sido responsável por formar quase 20% dos egressos de graduação da Udesc nos últimos cinco anos, o centro conta com apenas 8% do corpo docente e 6% do quadro técnico da universidade.
Três pautas centrais discutidas
Durante a reunião, foram abordados três eixos principais: a ocupação do novo prédio da Reitoria, as iniciativas da administração central voltadas à Udesc Esag e a necessidade de ampliação do corpo técnico que compõe o centro.
Atualmente, o centro conta com 44 técnicos, 69 professores e mais de 1.800 estudantes entre graduação e pós-graduação.
Papel estratégico da Udesc Esag
Ao longo da reunião, as falas da equipe da reitoria e dos integrantes da Udesc Esag convergiram numa direção: do reconhecimento do papel de liderança e protagonismo assumido pelo Centro nas áreas de gestão pública, inovação e empreendedorismo.
Núcleo de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Magali Moser
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br