Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

15/12/2021-13h45

Udesc Esag tem aula aberta nesta quinta sobre Índice de Custo de Vida em Florianópolis

A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), por meio do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), terá nesta quinta-feira, 16, às 8h20, uma aula on-line e aberta ao público sobre inflação. Qualquer interessado pode participar e entender melhor o que tem assustado quem vai ao supermercado ou paga a conta de luz.

A aula aberta é uma atividade conjunta da disciplina Economia Aplicada à Administração Pública – do curso de graduação em Administração Pública da Udesc Esag – e do programa Habilis – Ateliê de Economia e Finanças, que trabalha com indicadores econômicos. Ela será transmitida ao vivo, com possibilidade de interação pela ferramenta Microsoft Teams.

Clique aqui para assistir à aula aberta

O evento será coordenado pela economista e professora Ivoneti Ramos, responsável tanto pela disciplina de graduação quanto pelo programa de extensão. Ela terá como convidados o coordenador do Índice de Custo de Vida (ICV) da Udesc Esag, Hercílio Fernandes Neto, e a economista Bruna Soto, que também integra a equipe que calcula o índice mensal de inflação.

Custo de Vida

O ICV é divulgado mensalmente pela Udesc Esag há 53 anos. A equipe adota a mesma metodologia usada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para calcular o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerado a inflação oficial do Brasil, mas com dados locais, resultando em números mais precisos para os preços em Florianópolis.

A aula será aberta com uma explicação mais geral da professora Ivoneti Ramos sobre o fenômeno da inflação, mas terá como foco os resultados apurados pelo ICV em 2021. Os dois técnicos responsáveis pelo índice falarão sobre os dados que mais se destacaram ao longo do ano, além de explicar como esse trabalho tem sido feito há mais de meio século.

Nesse tempo, a evolução não foi apenas de metodologia, mas também, é claro, tecnológica. De início com máquinas de calcular do fim dos anos 1960, hoje o cálculo conta com modernas ferramentas de informática, graças ao apoio da Fundação Esag (Fesag), instituição privada sem fins lucrativos que dá suporte a projetos de ensino, pesquisa e extensão da Udesc Esag.

Saiba mais sobre o ICV/Udesc Esag em
udesc.br/esag/custodevida

Serviço
O QUÊ: aula aberta “Índice de Custo de Vida em Florianópolis”
QUANDO: quinta-feira, 16 de dezembro, às 8h20.
ONDE: on-line, com transmissão pelo Teams (acesse aqui).
QUANTO: gratuito, sem necessidade de inscrição.

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Carlito Costa
E-mail: comunicação.esag@udesc.br
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h