Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

24/03/2023-13h58

Udesc Esag tem inscrições abertas para bolsa da Fundação Botín na Espanha

Estudantes dos cursos de graduação da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) no Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) podem se inscrever para concorrer a uma bolsa de estudos da Fundação Botín para um curso intensivo de formação de jovens lideranças, com aulas na Espanha.

Os participantes são estudantes universitários latino-americanos indicados pelas próprias instituições onde são alunos. Para chegar aos nomes a serem indicados, a Udesc Esag faz um processo de pré-seleção, que está com as inscrições abertas até 17 de abril. A Fundação Botín fará depois disso seu próprio processo seletivo entre os indicados pelas universidades.

Saiba mais sobre o programa e faça a pré-inscrição: udesc.br/esag/intercambio/botin.

Ouça no Episódio 45 do podcast Intercâmbio a entrevista com Bárbara Battistotti, brasileira que participou da 12ª edição do programa, em 2021:


 

Programa

A Fundação Botín, instituição espanhola dedicada ao desenvolvimento social e à educação, seleciona todos os anos um grupo de estudantes universitários latino-americanos de alto potencial e vocação para o serviço público. Os estudantes selecionados participam do Programa para o Fortalecimento da Função Pública na América Latina.

Os estudantes selecionados têm direito a uma bolsa que inclui despesas de viagem, refeições, alojamento, seguro de saúde e deslocamentos dentro do programa. Todo o curso também é gratuito. Os bolsistas não recebem ajuda de custo em dinheiro, mas acabam tendo pouquíssimas despesas pessoais durante o programa.

Na edição de 2023, as aulas do programa começam em 16 de outubro, na Universidade dos Andes, em Bogotá (Colômbia). Os alunos viajarão então à Espanha, com uma programação em Madri, Santander, Caminho de Santiago e na Univerisdade de Salamanca. O programa se encerra no Rio de Janeiro, na Fundação Getúlio Vargas (FGV), em 1º de dezembro.

Requisitos

O programa é voltado para jovens universitários, de qualquer área de conhecimento, nascidos em países da América Latina. Para o programa deste ano, são admitidos candidatos nascidos entre 1º de janeiro de 1999 e 31 de dezembro de 2003.

Para participar da pré-seleção, é preciso estar regularmente matriculado em um dos cursos de graduação da Udesc Esag (Administração, Administração Pública ou Ciências Econômicas). É necessário ter condições de concluir mais de 50 % da carga horária do curso até 30 de setembro de 2023 (mas sem terminar ainda o curso inteiro), ter bom desempenho acadêmico e domínio do inglês ou espanhol.

A Fundação Botín valoriza o desempenho acadêmico, experiência profissional, participação em projetos sociais e organizações da sociedade civil, assim como o interesse expresso do candidato a bolsa em contribuir para o desenvolvimento de seu entorno, país e região.

Pré-seleção

A Comissão de Ensino de Graduação do centro selecionará os candidatos entre os que atenderem aos requisitos do programa. Os aprovados nessa pré-seleção receberão uma carta de recomendação assinada pelo reitor da Udesc.

Com a carta do reitor, os estudantes classificados deverão se inscrever até 11 de maio no site da Fundação Botín, que fará a seleção final. A reponsabilidade por essa inscrição é exclusiva do aluno.

Mais informações podem ser obtidas com a Direção de Ensino de Graduação, pelo e-mail mobilidade.esag@udesc.br

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Carlito Costa
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br 

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h