Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

27/11/2018-18h16

Udesc exibe documentário sobre Bienal Intercontinental de Arte Indígena realizada no Peru

Na próxima sexta-feira, 30, o Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) exibe o documentário Inti Nãn – El Camino del Sol: Bienal Intercontinental de Arte Indígena, Ancestral O Milenário, realizado pela professora do Departamento de Artes Visuais (DAV) Celia Maria Antonacci, pela acadêmica do curso de Artes Visuais Paola Amaral e também pelo estudante Gustavo Presta.

O vídeo foi produzido durante a 7ª Bienal Intercontinental entre 12 e 24 de outubro de 2018, nas cidades de Lima e Ica no Peru. O documentário de 60 minutos será exibido gratuitamente em espanhol às 13h no auditório da Udesc Ceart. Em seguida, a aluna Paola apresenta o seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), intitulado Arte com Raízes - o protagonismo e a visibilidade das artes indígenas contemporâneas no Brasil, orientado pela professora Celia Antonacci.

O documentário é um debate em torno da arte indígena da América Latina e sua expressão para o mundo. A produção realizou um registro das ações que foram realizadas na 7ª Bienal, com entrevistas e filmagens das obras expostas. A exposição aconteceu no Museu Metropolitano de Lima e na Universidade da capital peruana, sendo ouvidos para o documentário os curadores Carlos Michelena e Jorge Iván Cevallos, e também o diretor geral e o coordenador do evento José Tume e Fabián Antón Navarro.

Sobre a Bienal

A 7ª Bienal Intercontinental de Arte Indígena, Ancestral o Milenário Inti Ñan- El camino del Sol aconteceu no Peru, recebeu 380 artistas das Artes Plásticas (Pintura, Escultura, Gravura, Desenho); Artes Cênicas (Teatro e Dança); Música; Artes e Artesanato Populares (todas as expressões); Gastronomia; Cinema, Vídeo e Fotografia; Literatura oral e escrita; Ciência, Tecnologia e Pesquisa Social e Científica.
Esta Bienal é uma iniciativa da Fundación y Comunidad de Aprendizaje Escuela Indígena de las Artes, em Quito, no Equador, e acontece desde 2006. Esta Bienal tem objetiva mediante exibições, palestras e oficinas legitimar um espaço de pensamento livre e um intercâmbio de mestres artistas oriundos de povos originários.

Serviço:

O QUÊ: Exibição do documentário Inti Nãn – El Camino del Sol: Bienal Intercontinental de Arte Indígena, Ancestral O Milenário.
QUANDO: 30 de novembro, às 13h.
ONDE: No Auditório do bloco amarelo do Centro de Artes (Ceart) Udesc.
QUANTO: Gratuito e aberto ao público.
+
O QUÊ: Apresentação de Trabalho de Conclusão de Curso de Paola Tavares - Arte com Raízes: o protagonismo e a visibilidade das artes indígenas contemporâneas no Brasil.
QUANDO: 30 de novembro, às 14h.
ONDE: No Auditório do bloco amarelo do Centro de Artes (Ceart) Udesc.
QUANTO: Gratuito e aberto ao público.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8350
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h