Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

30/03/2021-18h40

Udesc investe em soluções tecnológicas para aperfeiçoar atividades da universidade

Ações simplificam processos e possibilitam inovações na Udesc - Foto: Ricardo Wolffenbüttel/Secom SC/Arq.
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) tem buscado inúmeras soluções tecnológicas para aperfeiçoar o desenvolvimento das suas atividades acadêmicas e administrativas, com foco na excelência de ensino, pesquisa, extensão e gestão.

"A integração dessas áreas junto a tecnologias da informação e comunicação avançadas é um dos compromissos principais da nossa gestão, pois simplifica processos, possibilita inovações e estimula a criação de conhecimentos, trazendo benefícios para a comunidade acadêmica e a sociedade em geral", enfatiza o reitor da Udesc, Dilmar Baretta.

Integração de sistemas

Um exemplo disso é a integração entre as plataformas idUdesc, Pergamum e Minha Biblioteca. Criado exatamente com o objetivo de unir todos os usuários dos recursos tecnológicos da universidade em uma plataforma de autenticação centralizada, o idUdesc ganhou nova versão em novembro de 2020, com melhorias de layout e recursos.

"O novo idUdesc concretiza o primeiro passo de um grande projeto iniciado na Setic para integrar os centros de ensino, facilitando a comunicação entre analistas, a colaboração entre equipes e o desenvolvimento conjunto de futuros projetos da universidade", afirma o secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação da Udesc, Marcos Vinícius Linhares.

Minha Biblioteca

Integrada ao novo idUdesc, a plataforma digital de livros Minha Bibliotec oferece à comunidade acadêmica "conteúdo de qualidade atualizado", destaca a coordenadora da Biblioteca Universitária (BU), Luiza da Silva Kleinubing. A Udesc investiu R$ 307,8 mil para o acesso de servidores e acadêmicos durante um ano.

"Por meio dela, estudantes e servidores têm acesso rápido, fácil e simultâneo a um vasto acervo de títulos técnicos e científicos, formado por mais de 15 selos editoriais das principais editoras de livros acadêmicos do Brasil. São mais oito mil títulos de variadas áreas do conhecimento, 100% na língua portuguesa, que atendem mais de 200 cursos e mais de 1,5 mil disciplinas", afirma Luiza. 

Também no fim de 2020, foi realizada a integração do idUdesc e da Minha Biblioteca ao sistema Pergamum, possibilitando a busca de livros dentro da plataforma da BU e a ligação direta deles com suas versões digitais.

Novo sistema acadêmico

A mudança no sistema acadêmico, que já está em fase de contratação, proporcionará maior integração e agilidade na gestão dos dados e das informações de ensino, pesquisa e extensão e gestão. O sistema escolhido foi desenvolvido pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e é utilizado em mais de 40 instituições públicas de ensino superior, tendo características muito próximas da realidade da Udesc.

A implantação será gradual e terá início pela pesquisa e pela pós-graduação. Para a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Letícia Sequinatto, a migração ajudará a fortalecer e aprimorar a gestão e o controle dos projetos de pesquisa institucionais e de bolsas de iniciação científica dos programas de bolsas da Udesc e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

O pró-reitor de Extensão, Cultura e Comunidade, Mayco Morais Nunes, destaca que "essa aquisição representará um avanço institucional da extensão universitária. Deixamos uma realidade em que se utiliza um sistema externo à instituição para a dimensão integrada ao ensino e à pesquisa. Com o novo sistema, tudo irá partir da integração de dados que formarão uma nova dinâmica na extensão". 

Plataforma Moodle

Outra ação realizada pela universidade ocorreu em fevereiro, quando o servidor do sistema de EAD Moodle do Centro de Ciências Tecnológicas (CCT), de Joinville, passou por atualização e melhorias para oferecer um ambiente mais estável, seguro e com melhor performance à comunidade acadêmica local, tendo migrado para a estrutura de datacenter da universidade que fica na Reitoria.

A gestão do sistema, porém, continua com a Udesc Joinville, assim como já ocorre com o servidor Moodle do Centro de Educação a Distância (Cead), também hospedado no datacenter da Reitoria.

Para o secretário Marcos Linhares, da Setic, o novo ambiente trará mais resiliência e confiabilidade ao serviço da unidade de Joinville. "Hoje o Datacenter Udesc possui um ambiente altamente disponível com sistemas de backup e redundância de dados, além de contar com um link de 10Gbps para conexão com a internet", ressalta.

Laboratórios virtuais

Em abril, será disponibilizado à comunidade acadêmica o acesso a laboratórios de informática totalmente virtuais, permitindo aos alunos e professores usar, de casa, esses espaços e os mais diversos softwares adquiridos pela Udesc para o desenvolvimento de atividades acadêmicas. 

O secretário Linhares esclarece que a ferramenta adquirida, o VMware Horizon, permite um acesso de alta qualidade aos ambientes virtuais, possibilitando a execução dos mais variados softwares de forma remota, com alta performance, confiabilidade e segurança, e de modo integrado ao idUdesc.

Dessa forma, os alunos e professores terão acesso a ambientes completos de maneira prática por meio dos seus navegadores e sem a necessidade de instalação de aplicativos adicionais.

Equipa Ambientes de Ensino e Aprendizagem

Também para abril, está sendo preparada uma mostra de possibilidades em relação à infraestrutura necessária para ampliar e dar mais condições para estudantes e professores terem um ensino remoto mais diversificado e com mais qualidade, por meio do projeto Equipa Ambientes de Ensino e Aprendizagem.

A ação também possibilitará, quando possível, o retorno gradual presencial com o uso de metodologia híbrida de aprendizagem, com aulas presenciais e remotas, nas quais uma parte dos acadêmicos poderá estar em sala de aula e o outro grupo poderá participar de casa, afirma o pró-reitor de Ensino, Nério Amboni.

Segundo ele, "a Udesc incentivará e proporcionará condições estruturais, tecnológicas e pedagógicas para os cursos que desejarem implantar a metodologia híbrida de aprendizagem nos seus planos pedagógicos de curso (PPCs) em até 40% de sua carga horária".

De modo simultâneo, o pró-reitor de Extensão, Cultura e Comunidade, Mayco Morais Nunes, diz que "a Política de Extensão da Udesc está sendo atualizada para que se integre às novas possibilidades criadas pelas transformações do ambiente remoto".

Coursera for Campus Basic

A Udesc está concluindo os estudos para disponibilizar, aos alunos, docentes e técnicos, aulas de nível superior de várias instituições nacionais e internacionais por meio do site de cursos Coursera, na versão Campus Basic.

Criado por quatro universidades dos Estados Unidos (Pennsylvania, Stanford, Michigan e Princeton), o Coursera oferece conteúdos na modalidade massive open online courses (Moocs), que, na tradução, significa cursos online gratuitos e massivos.

"Essa plataforma é muito usada mundo afora. Nós queremos ampliar os horizontes dos nossos alunos de graduação e de pós-graduação, dos professores e dos técnicos. Com o e-mail institucional, cada pessoa terá direito a fazer um curso com certificado por ano", ressalta o vice-reitor da Udesc, Luiz Antonio Ferreira Coelho.

"Se a Udesc entrar depois na versão mais avançada do Coursera, ela poderá também ofertar cursos e deixá-los abertos, como por meio de ações de extensão e pós-graduação", afirma. "Isso ajudará na inserção nacional e internacional da universidade na plataforma."

Projetos de ensino, pesquisa e extensão

Além de todas essas novidades, já foram liberados na integralidade os recursos de 2021 para os editais dos seguintes programas: de Apoio ao Ensino de Graduação (Prapeg); de Apoio à Pesquisa (PAP); de Apoio à Extensão Universitária (Paex); e de Incentivo à Creditação da Extensão Universitária (Proceu). Também foram repassados saldos para ações do projeto Espaço Inovador de Ensino (Espine).

Segundo o pró-reitor de Planejamento, Márcio Metzner, os projetos de ensino, pesquisa e extensão são prioridade para a Udesc e a liberação dos recursos no início deste ano permitirá que as contratações e as aquisições ocorram de forma planejada e eficiente. 

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h