Centro de Ciências Tecnológicas da universidade teve a
primeira turma formada em 1968 - Foto: Arquivo pessoal
Em 1º de agosto de 2015, o
Centro de Ciências Tecnológicas (CCT), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Joinville, antiga Faculdade de Engenharia de Joinville (FEJ), completará meio século de história e conquistas.
Em comemoração à data, será realizada uma cerimônia na noite desta sexta-feira, 31, com a participação de atuais e ex-membros da comunidade acadêmica.
Durante o evento, serão homenageados os alunos e os professores da primeira turma, funcionários com maior tempo de serviço e diretores-gerais que já passaram pela Udesc Joinville. O evento será privado, somente para atuais e ex-servidores.
Início da FEJ
Em 31 de julho de julho de 1965, os salões da Sociedade Harmonia Lyra eram abertos para receber a aula inaugural da Faculdade de Engenharia de Joinville, ministrada pelo professor Alcides Abreu, idealizador da Udesc. A partir de 1º de agosto, a faculdade iniciava as atividades provisoriamente no extinto Colégio Marista.
Pouco tempo depois, as aulas passaram a ser ministradas em quatro salas do Colégio Estadual Governador Celso Ramos, onde a faculdade funcionou até o início da década de 1970, quando foi transferida para sua primeira sede própria, na Rua Otto Boehm, no Centro.
Depois de quatro anos de atividades e seis turmas de engenheiros formadas, o Decreto Presidencial nº 68.510, de 15 de abril de 1971, concedeu à Faculdade de Engenharia de Joinville a aprovação definitiva do curso de Engenharia Mecânica de Operação (modalidade Máquinas e Motores), o primeiro curso de Engenharia a ser aprovado pelo Ministério da Educação (MEC) em Santa Catarina.
Outro grande marco ocorreu em 8 de março de 1979, com a inauguração do campus universitário da FEJ na Zona Industrial Norte. Localizado em uma área de 67 mil metros quadrados, o Centro de Ciências Tecnológicas é o maior dos 12 centros da Udesc no Estado.
A unidade oferece nove cursos de graduação e 11 cursos de pós-graduação, sendo nove mestrados e dois doutorados. Pública e gratuita, ela já formou mais de 6,5 mil profissionais nos seus 50 anos.
Estrutura atual
O campus da Udesc Joinville conta com 15 edificações e mais um prédio, de seis andares, está em construção. A estrutura tem biblioteca, centro de convivência, oficina, ginásio de esportes, além de cem laboratórios equipados com os mais modernos aparelhos, entre eles supermicroscópios, e até uma fábrica experimental, considerada uma das maiores do gênero no Sul do Brasil.
Mais de 250 professores, 103 técnicos administrativos e cerca de três mil acadêmicos fazem parte da Udesc Joinville. Nos últimos 12 anos, a produção científica do centro aumentou mais de 1.000% e atualmente mais de 120 projetos de pesquisa estão em andamento. Além disso, desenvolve ações comunitárias em mais de 30 programas de extensão.
Segundo o MEC, a Udesc é a quarta melhor universidade estadual do Brasil e a 18ª no ranking geral entre 192 avaliadas e também a melhor instituição de ensino superior do Estado em graduação e a oitava nesse quesito do País.
Leia mais:
12/06/2015 - Governador lança pedra fundamental de prédio multidisciplinar da Udesc Joinville
21/05/2015 - Udesc comemora 50 anos com apresentações e homenagens a reitores e personalidades
30/04/2015 - Udesc completará 50 anos de história com programação especial
19/12/2014 - Avaliação do MEC reafirma que Udesc é quarta melhor estadual do Brasil e 18ª no geral
Assessoria de Comunicação da Udesc Joinville
Jornallista Isabela Vargas
E-mail: comunicacao.cct@udesc.br
Telefone: (47) 4009-7930