Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

01/09/2020-18h47

Udesc Lages e outras entidades reúnem 2 mil inscritos em curso online sobre plantio direto de hortaliças

Curso online é transmitido pelo canal de capacitações da Epagri, no YouTube - Imagem: Reprodução
O Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Lages, está promovendo juntamente com outras entidades um curso online sobre o Sistema de Plantio Direto de Hortaliças (SPDH), com o tema "Método de transição para um novo modo de produção".

O evento é gratuito e tem cerca de 2 mil participantes inscritos. Dentre os demais organizadores estão a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), o Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc) e o Movimento SPDH.

O curso iniciou em 4 de agosto e seguirá até 3 de setembro, dividido em dez módulos, com encontros todas as terças e quintas-feiras, das 14h às 16h. As transmissões acontecem pelo canal de capacitações da Epagri, no YouTube, onde também estão disponíveis os módulos já apresentados. Entre os participantes inscritos, há agricultores, estudantes e profissionais de todo País e da América do Sul.

O sistema de plantio direto de hortaliças

O SPDH é uma forma de produção, baseada em fundamentos teóricos e práticos para cultivo de hortaliças e outras culturas, desenvolvido a partir do final da década de 1990. Ele é fruto de um trabalho conjunto das famílias de agricultores, pesquisadores e técnicos.

"O SPDH traz inovação tecnológica para aumentar a produtividade dos cultivos, com redução no uso de insumos, especialmente adubos e agrotóxicos, sendo voltado para produção de alimentos saudáveis e seguros para os consumidores", explica o professor da Udesc Lages, Álvaro Luiz Mafra, um dos organizadores do evento.

Evento lança livro sobre o tema

Durante o curso, aconteceu o lançamento do livro "Sistema de Plantio Direto de Hortaliças: método de transição para um novo modo de produção", publicado pela editora da Epagri. O trabalho é baseado em princípios técnicos e ecológicos e possibilita a transição do modelo agroquímico-industrial tradicional de cultivo para formas viáveis de produção, com promoção de saúde de planta para obtenção de saúde do solo, da água e do consumidor, com oferta de alimentos de qualidade.

Em setembro de 2019, a Udesc Lages recebeu o pré-lançamento da publicação, durante o 1º Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão (Sienpex) e o 29º Seminário de Iniciação Científica (SIC).

O livro tem 428 páginas e é dividido nos seguintes assuntos: eixos político-pedagógico e técnico-científico; promoção da saúde do solo; promoção da saúde de planta; preparando o ambiente para o cultivo das plantas e cultivando plantas. A obra é de livre download e pode ser acessada neste link.

O livro tem como autores um coletivo de profissionais do Brasil e do exterior, que trabalham com o SPDH e apresentam exemplos das principais culturas trabalhadas com o método, como hortaliças e frutas. Os organizadores da publicação são o extensionista aposentado da Epagri, Jamil Abdalla Fayad; o educador popular, Valdemar Arl; o professor da Ufsc, Jucinei José Comin; o professor da Udesc Lages, Álvaro Luiz Mafra; e o pesquisador da Epagri, Darlan Rodrigo Marchesi.

Assessoria de Comunicação da Udesc Lages
Jornalista Tatiane Rosa Machado da Silva
E-mail: tatiane.silva@udesc.br
Telefone: (49) 3289-9130
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h