Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

11/05/2020-18h31

Udesc Laguna premia ideias contra Covid-19 em concurso de Arquitetura e Urbanismo

Propostas foram selecionadas em cinco segmentos por comissão organizadora da unidade - Imagem: Divulg.

O Centro de Educação Superior da Região Sul (Ceres), da Universidade do  Estado de Santa Catarina (Udesc) em Laguna, divulgou na sexta-feira, 8, o resultado do concurso de ideias e propostas de projetos emergenciais para contribuir com o combate à pandemia da Covid-19. Veja o resultado na internet e na galeria abaixo.

Idealizada pelo professor Ravi Motta Stoutze, a ação foi elaborada por um grupo de professores da Udesc Laguna e buscou dar voz à criatividade para promover novas ideias colaborativas na área.

Voltado a alunos e egressos de Arquitetura e Urbanismo da unidade, o concurso elencou as cinco melhores ideias de: habitação temporária; hospital de campanha ou centro de triagem para hospitais; instalação sanitária pública; adequação de espaços internos: comerciais, serviços ou institucionais; e ilustração conceitual sobre o tema.

De acordo com a professora Carolina Stolf Silveira, que integra a comissão organizadora, foram recebidas 23 propostas (acesse todos os trabalhos) de 64 estudantes de Arquitetura e Urbanismo da Udesc Laguna.

Também foi realizado um seminário online para que os alunos pudessem falar a respeito das suas propostas e os professores dessem retorno sobre cada trabalho participante. Acesse o vídeo.

"Os vencedores de cada categoria ganharão kits de livros relacionados à Arquitetura e ao Urbanismo", explica Carolina. Além das cinco melhores propostas de cada categoria, foram indicadas três menções honrosas. 

Depoimentos

De acordo com uma das alunas que participou do concurso, desenvolver um projeto a distância foi uma tarefa desafiadora. "Alinhar pensamentos e ideias virtualmente foi mais complicado do que imaginei que seria", explica Larissa Gazola.

A acadêmica explica que, com a quarentena, sentiu uma necessidade ainda maior de se organizar e de se focar em outra coisa que não fosse a Covid-19. "Ao participar do concurso, adquiri esse compromisso com o grupo e comigo mesma. Finalmente, pude engrenar e adicionar o que faltava no meu cotidiano da quarentena. Era o start que eu precisava."

Larissa conta ainda que, apesar das dificuldades, o grupo desenvolveu uma boa proposta. "Conseguimos solucionar tudo que nos propomos a resolver, representar nossas concepções e dividir os trabalhos de forma justa. Estou orgulhosa e feliz com o resultado."

O estudante Mateus Noce destaca que, mesmo com ruídos na passagem de informações pelos meios virtuais, "conseguimos fazer o projeto acontecer". Ele acredita que, se o grupo tivesse tido a oportunidade de realizar encontros pessoais, o resultado teria sido melhor, "pois não teria tantas falhas na comunicação".

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
  • Imagem 4
  • Imagem 5
  • Imagem 6
  • Imagem 7
  • Imagem 8
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h