Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

19/12/2023-18h24

Udesc Oeste e Sebrae lançam e-books de empreendedorismo na enfermagem

Jouhanna Menegaz (à dir.), durante lançamento dos e-books realizado em setembro em Chapecó. Foto: Div.
Uma parceria entre a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), por meio do Centro de Educação Superior do Oeste (CEO), em Chapecó, e o Sebrae Santa Catarina, pretende auxiliar profissionais de enfermagem na estruturação de negócios na área da saúde, por meio do lançamento de três e-books relacionados ao tema. Neste mês, dois e-books foram disponibilizados para download gratuitamente no site do Sebrae, e um terceiro está em vias de publicação.

Um dos e-books disponíveis, “As 10 características de pessoas empreendedoras no segmento de Clínicas de Enfermagem”, aborda diversas características importantes que o profissional deve ter para empreender no segmento: busca de oportunidades e iniciativa; correr riscos calculados; exigência de qualidade e eficiência; persistência; comprometimento; busca de informações, estabelecimento de metas; planejamento e monitoramento sistemático; persuasão e rede de contatos; independência e autoconfiança.

Já o outro material, “Plano de Negócios – Clínica de Enfermagem”, é voltado para a importância do plano de negócios - etapa de planejamento que prevê a criação e implementação de planos eficazes para impulsionar o negócio. Por fim o terceiro e-book, que tem previsão de ser disponibilizado em breve, leva o título de “Ideia de Negócio – Clínica de Enfermagem”.

A parceria com a Udesc se dá por meio do projeto de extensão Programa de Fomento ao Empreendedorismo de Negócios em Enfermagem (Profen), coordenado pela professora Jouhanna do Carmo Menegaz, que também integra a Comissão Nacional de Inovação e Empreendedorismo do Conselho Federal de Enfermagem (CNIE-Cofen) e coordena o Grupo de Trabalho de Empreendedorismo do Conselho Regional de Enfermagem (Coren-SC).

“Pesquiso sobre o tema empreendedorismo de negócios na enfermagem há quatro anos, mas a temática para essa finalidade é muito escassa, não somente em nosso estado, mas no país. Então, ao identificarmos essa carência estruturamos a proposta para que possa contribuir no fomento de novas empresas”, explica.

A proposta dos e-books foi constituída a partir da metodologia padronizada e disponibilizada pelo Sebrae para solução de ideias de negócio. “Dentro dos parâmetros sugeridos organizamos uma equipe composta por professores, estudantes da graduação e da pós-graduação para elaborar conteúdo específico de empreendedorismo na área de atuação da enfermagem”, comenta. Integraram a comissão editorial a professora Jouhanna, os graduandos Elisa Latauczeski da Silva, Julia Souza e Caroline Teodoro e o mestrando Matheus Moraes Silva.

De acordo com um dos e-books, o Conselho Federal de Enfermagem regulamenta atualmente mais de 60 especialidades, possibilitando o empreendedorismo área. Alguns exemplos de atuação citados nos materiais são: consultórios e clínicas de enfermagem generalistas ou especializadas; atenção domiciliar de enfermagem; assessoria e consultoria em matéria de enfermagem e saúde; educação e treinamento; desenvolvimento de produtos e tecnologias para cuidados de saúde etc.

“O empreendedorismo de negócio na Enfermagem acaba atendendo uma demanda por saúde populacional em diferentes áreas, e o enfermeiro é um profissional muito versátil, e com grande potencial de atender essas demandas de acesso à saúde que por vezes são reprimidas, tanto na saúde pública, quanto na saúde suplementar tradicional”, complementa Jouhanna.

Ainda segundo a professora, há um processo de parceria em construção com o Conselho Federal de Enfermagem e o Sebrae Nacional para disponibilizar os materiais na plataforma https://cofenplay.com.br/, que ficarão acessíveis aos profissionais de enfermagem do país.

Empreendedorismo no curso de Enfermagem

Por meio do Programa de Fomento ao Empreendedorismo e Educação Empreendedora em Enfermagem e Saúde (Profen), a Udesc Oeste tem promovido uma série de ações.

Em 2022 foi ofertado o curso online "Empreendedorismo e Inovação em Enfermagem e Saúde", voltado a estudantes de graduação e pós-graduação em Enfermagem de universidades catarinenses e enfermeiros que atuam na rede de saúde do Estado. O curso teve como objetivo orientar os participantes sobre como empreender e inovar na sua área de atuação. Já em 2023 houve a iniciativa de criar o primeiro consultório digital universitário de Enfermagem do Brasil.

O projeto de extensão continua no período 2024-2025, quando focará suas ações na capacitação de professores e na mentoria de novos negócios de Enfermagem. Além disso, o projeto pretende realizar um curso na região de Chapecó para professores da área de saúde, relacionado a área de empreendedorismo e inovação.

Para Jouhanna Menegaz, é importante oferecer uma oportunidade de carreira alternativa, que já existe há bastante tempo, mas é pouco conhecida e disseminada: “Por meio dessa nova oportunidade de carreira, além de uma satisfação pessoal/profissional, os profissionais conseguem dar conta também de atender uma necessidade concreta de acesso à saúde. Preparar os profissionais para isso, tanto os que irão começar, oferendo já essa perspectiva, quanto para os que já estão no mercado e querem fazer uma virada de carreira, é crucial e necessário”, conta.

Assessoria de Comunicação da Udesc*
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009

*Com informações do Sebrae/SC 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h