Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

26/08/2025-17h16

Udesc Oeste inicia aulas de turma do Mestrado em Enfermagem no Piauí

Curso na cidade de Floriano é resultado de parceria com a UFPI

Turma do programa de pós-graduação da Udesc Oeste no Piauí conta com 10 mestrandos - Divulgação
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), por meio do Centro de Educação Superior do Oeste (CEO), iniciou nesta segunda, 25, a primeira turma fora de sede do Mestrado Profissional em Enfermagem na Atenção Primária à Saúde. O programa de pós-graduação, em parceria com a Universidade Federal do Piauí (UFPI), tem agora uma turma de 10 mestrandos em Floriano (PI), a 240 Km da capital Teresina.

Esta é a primeira turma de mestrado de um programa de pós-graduação da Udesc fora de Santa Catarina. Periodicamente, professores da Udesc Oeste viajam ao Piauí para ministrar as aulas, concentradas em uma semana por mês, à tarde e a noite. Neste primeiro mês, as aulas estão a cargo das professoras Carla Argenta e Elisangela Argenta Zanatta.

“Está sendo uma experiência incrível poder conhecer a realidade de saúde de uma região do Nordeste brasileiro”, afirma a professora Carla Argenta. “Temos certeza de que o Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Udesc fará a diferença na cooperação para o desenvolvimento de regiões menos desenvolvidas no campo da pós-graduação”.

SUS

A turma de mestrado conta com recursos obtidos por meio de edital da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), ligada ao Ministério da Educação (MEC), em cooperação com o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen). A parceria entre as universidades foi articulada pelos professores Edlamar Kátia Adamy (Udesc Oeste), Ingrid de Abreu e Igho Carvalho (UFPI).

“O objetivo da parceria é atender às demandas do Sistema Único de Saúde (SUS), aprimorando as práticas clínicas e gerenciais dos enfermeiros e desenvolvendo tecnologias de cuidado para enfrentar as necessidades emergentes em saúde”, conforme a professora Rosana Ascari, da Udesc Oeste, responsável por submeter o projeto ao edital da Capes/Cofen.

Impacto social

A proposta é qualificar enfermeiros locais em nível de mestrado, de modo que possam contribuir para a busca de soluções e formação de profissionais de saúde na região, que abrange 28 municípios. “A formação potencializará o desenvolvimento de enfermeiros que atuam na assistência e na gestão, com maior autonomia para intervir nos processos e fortalecer a tomada de decisão para a resolução de problemas do mundo do trabalho”, explica a professora Rosana Ascari.

A coordenadora do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Udesc Oeste, Letícia Trindade, ressalta a relevância da iniciativa para ambas as instituições. “Essa experiência é importante para reduzir as assimetrias no acesso aos cursos de mestrado e doutorado em Enfermagem, bem como para fortalecer a qualificação dos enfermeiros, como prevê a Capes”. Pela UFPI, o mestrado conta com a colaboração da professora Maria Augusta Rocha Bezerra na organização.

Mais informações podem ser obtidas com o Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Udesc Oeste, pelo e-mail ppgenf.ceo@udesc.br

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8006

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Turma do programa de pós-graduação da Udesc Oeste no Piauí conta com 10 mestrandos
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: contato@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h