Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

16/03/2022-18h09

Udesc Oeste lança e-book com relatos sobre ligas acadêmicas de Enfermagem

Obra digital tem 12 capítulos - Imagem: Reprodução
Centro de Educação Superior do Oeste (CEO), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), e o Centro Universitário Tabosa de Almeida (Asces-Unita) lançaram o livro digital "Ligas Acadêmicas de Sistematização da Assistência de Enfermagem e Processo de Enfermagem no Brasil". O e-book está disponível no acervo online da Biblioteca da Udesc (BU). Acesse o livro.

Com 12 capítulos, a publicação reúne manuscritos autorais sobre experiências das ligas acadêmicas para a consolidação da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) e do Processo de Enfermagem (PE). 

As ligas desenvolvidas na Udesc ainda são recentes e o e-book reúne relatos de experiência, resultado de pesquisas científicas e ensaios e projetos de intervenção e extensão na área de SAE e PE.

Organização

Na Udesc Oeste, o livro foi organizado e produzido pela professora e atual coordenadora da Liga Acadêmica de Sistematização da Assistência de Enfermagem (Lisae), Edlamar Kátia Adamy, e pela enfermeira Suzane Karine Kerckoff Machado, egressa da instituição.

No Asces-Unita, a obra teve parceria da professora Vanessa Juvino de Sousa de a enfermeira Wellingta Larissa Ribeiro Dias, egressa do centro universitário.

A primeira liga acadêmica da área na Udesc foi criada em 2018: a Liga Acadêmica de Sistematização da Assistência de Enfermagem e Processo de Enfermagem (Lasaepe), vinculada ao programa de extensão “Processo de enfermagem na rede de atenção à saúde”, coordenado pela professora Carla Argenta.

Vivências

Kátia Adamy explica que a ideia de publicar a obra surgiu a partir do Congresso de Ligas Acadêmicas de Sistematização da Assistência de Enfermagem, ocorrido em 2020, de forma online.

“Para a enfermagem, esse e-book representa o trabalho e esforço de professores, enfermeiros e estudantes em divulgar e registrar tanto o Processo de Enfermagem (PE), quanto a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) em suas vivências”, conclui.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail lasaepe.ceo@udesc.br.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Obra digital tem 12 capítulos
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h