Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

15/06/2016-12h23

Udesc participa de evento na Capital sobre conscientização da violência contra pessoas idosas

A assistente social Salete Pompermaier, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e representante da instituição no Conselho Estadual do Idoso, participará nesta quarta-feira, 15, a partir das 14h, no Auditório da Reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis, de atividades sobre violência contra pessoa idosa, que terá uma mesa-redonda.

A ação é alusiva ao Dia Mundial da Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, comemorado nesta quarta-feira e estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Salete, que também integra a Comissão de Enfrentamento da Violência Contra Pessoa Idosa do conselho, auxiliará na distribuição de folders sobre violência contra pessoa idosa.

"O objetivo dessa ação é criar uma consciência mundial, social e política da existência da violência contra o idoso e também sobre a ideia de não aceitá-la como sendo normal", disse.

Disque 100

O Estatuto do Idoso considera violência qualquer ação ou omissão praticada que "lhe cause morte, dano ou sofrimento físico, psicológico, econômico-social, abandono e negligência". 

As denúncias podem ser feitas para o Disque 100, que funciona 24 horas, incluindo sábados, domingos e feriados. As ligações são gratuitas podem ser feitas de qualquer parte do País .

Segundo o Conselho Estadual do Idoso, de janeiro a novembro de 2015, foram registradas cerca de 800 denúncias de 142 municípios de SC sobre violência praticada contra pessoa idosa, com destaque para negligência (587 casos) e violência psicológica (387).

Leia mais:

03/06/2016 - Processo de envelhecimento humano é discutido com idosos por projeto de extensão da Udesc

03/04/2014 - Debate na Udesc Joinville alerta sobre casos crescentes de desrespeito aos idosos nos lares

Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Valmor Pizzetti
E-mail: valmor.pizzetti@udesc.br
Telefone: (48) 3664-7935
galeria de downloads
galeria de imagens
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h