Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

01/06/2020-16h06

Udesc Planalto Norte realiza curadoria de curtas-metragens inspiradores na internet

Temas dos vídeos são abordados em podcasts
Uma iniciativa do Centro de Educação do Planalto Norte (Ceplan), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em São Bento do Sul, está divulgando uma seleção de curtas-metragens gratuitos, entre outros conteúdos, por meio das redes sociais.

As publicações do projeto de extensão CineCoaching Insights para a Vida podem ser conferidas no Facebook e no Instagram da iniciativa.

A cada semana, é divulgado um novo curta-metragem, acompanhado de um podcast sobre a produção e o tema abordado. Os filmes estão disponíveis no YouTube e, nas postagens, também são sugeridos livros relacionados às questões retratadas.

Segundo a equipe do projeto, a curadoria de vídeos busca selecionar conteúdos que contribuam com reflexões sobre o momento enfrentado no País e no mundo.

Curtas

A dica mais recente é o "O Vendedor de Fumaça", que fala sobre o que é preciso fazer para ser feliz. Também já foram sugeridos os curtas "Festa nas Nuvens" (sobre diferenças), "O sacrifício de uma mamãe" (sobre amor de mãe) e "Vida Maria" (sobre destino).


O projeto também faz, nos seus canais, publicações sobre temas relacionados aos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) e específicos sobre a pandemia do novo coronavírus.  

Equipe

O CineCoaching Insights é vinculado ao programa ODS - Conscientização e Práticas, da Udesc Planalto Norte, coordenado pela professora Cleide Vieira.

Pela unidade, participam do projeto as técnicas Gislaine de Campos Ferreira e Alice Ferreira da Conceição Santana e os acadêmicos bolsistas Maria Eduarda Sousa, Thainá Zaiuntz Moraes e Fernando Rodrigues, além da docente aposentada Nadir Radoll Cordeiro, que atua como voluntário no projeto.

A equipe também é composta pela professora Vera Marques, do Centro de Educação a Distância (Cead). Fora do período da pandemia, o projeto realiza exibições de filmes com presença de público, seguidos de debates.

Reflexões

Segundo Nadir, para escolha dos temas abordados, o projeto conta com o apoio voluntário da psicóloga Adelaide Dias, que contribui com referências teóricas sobre os conteúdos apresentados.
 
Nadir destaca que um dos objetivos é estimular os interessados a examinarem valores pessoais e refletirem sobre o que realmente importa e como cada um percebe as próprias satisfações e desgostos. "Entender que as pessoas são diferentes de nós, e que isso não é ruim, pode contribuir para melhores relações com os outros e com nós mesmos", ressalta a professora.

A equipe do projeto também busca, na definição dos temas, detectar e suprir necessidades da comunidade, apresentando conteúdos que estimulem os participantes a alcançarem seus objetivos, além de estimular a responsabilidade social e a reciprocidade.

Mais informações  

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail nadir.cordeiro@udesc.br.

Confira todas as ações desenvolvidas pela Udesc no combate à pandemia do novo coronavírus no site udesc.br/coronavirus.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010    
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Temas dos vídeos são abordados em podcasts
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h