Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

30/04/2019-14h28

Udesc receberá apoio da SBPC para dois projetos de educação para ciência e inovação

 
Ação da Esag Kids leva educação para a inovação a escolas - Foto: Gustavo Cabral/Ascom/Udesc Esag
Dois projetos de educação para a ciência e inovação da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) receberão financiamento da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Eles foram selecionados pelo programa SBPC Vai à Escola, que estimula a interação entre cientistas e estudantes do ensino fundamental e médio, em atividades nas escolas. Cada um deles poderá receber até R$ 15 mil para materiais e ações de apoio.

Os dois projetos estão entre os oito apresentados por universidades catarinenses e aprovados pela SBPC. Além da Udesc, foram aprovados projetos das universidades Federal de Santa Catarina (Ufsc), Regional de Blumenau (Furb) e do Vale do Itajaí (Univali), de várias regiões do Estado.

Empreendedorismo e Inovação

Um dos projetos da Udesc selecionados é a Feirinha de Inovação e Empreendedorismo Mirim, em Florianópolis. Coordenado pelo professor Eduardo Janicsek Jara, do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), é uma das ações do programa de extensão Esag Kids.

O projeto oferece oficinas gratuitas de empreendedorismo e inovação a estudantes de escolas públicas e crianças atendidas por organizações da sociedade civil dedicadas à assistência social e educação. Os recursos serão usados para a compra de parte do material para as oficinas.

Para Eduardo Jara, o significado deste apoio vai muito além da verba destinada ao projeto. “Há um simbolismo muito grande em ter o suporte da SBPC para ações do Esag Kids, já que nossas ações se fundamentam em princípios de uma cientificidade lúdica”, afirma o professor.

Ciência para todos

O outro projeto selecionado é o Ciência para Todos: da Universidade para a Escola, da Udesc Lages. Coordenado pela professora Amanda Leite Bastos Pereira, do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), é uma ação do programa de extensão Ciência para Todos.

O projeto se propõe a levar o ensino da ciência para as escolas de ensino infantil e fundamental de Lages, de forma lúdica, interessante e divertida. Inclui palestras e apresentações de teatro infantil, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.

"A SBPC tem um histórico exemplar de apoio às políticas de popularização da ciência", afirma a professora Amanda Leite. "A aprovação, além de auxiliar com mais recursos e materiais para as ações, divulga o projeto e ajuda com novos contatos". A SBPC se soma a uma lista de instituições de ensino e científicas, como IFSC e SBFTE, com as quais o projeto tem firmado parcerias desde seu início, em março de 2018.

Mais informações

Mais informações sobre os projetos podem ser obtidas com os professores Eduardo Jara (Esag Kids), pelo e-mail eduardo.jara@udesc.br, e com a professora Amanda Leite (Ciência para Todos), pelo e-mail amanda.pereira@udesc.br.

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Carlito Costa
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8281

*com apoio da Assessoria de Comunicação da Udesc Lages
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Ação do Esag Kids terá apoio da SBPC
  • Projeto Ciência para Todos vai até as escolas de Lages
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h