Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

09/02/2026-19h02

Udesc sedia espetáculo sobre pertencimento e memória nesta terça, 10

Apresentação faz parte da programação do FIK 2025

Jackson Amorim e Jô Fornari na apresentação da peça  (Des)pertencimento. Foto: Divulgação
Dois personagens interagem com o passado por meio das ideias de saudade e memória no espetáculo que será realizado nesta terça-feira, 10, no Centro de Artes, Design e Moda (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

A apresentação (Des)pertencimento será a última atividade da edição 2025 do Festival Internacional de Arte e Cultura José Luiz Kinceler (FIK), que teve suas atividades e dinâmicas prestigiadas no final do ano passado. O encontro está marcado para às 20h, no Espaço Cênico 2 da Udesc Ceart.

A peça tem duração de aproximadamente 1h e classificação etária a partir de 14 anos. A entrada é gratuita e não é necessária inscrição prévia.

Sobre o FIK 2025

Como parte das comemorações de 60 anos da Udesc no ano passado, o festival teve sete edições itinerantes em diferentes centros da instituição. Em Florianópolis, o evento foi realizado de 19 a 23 de novembro. Porém, o trabalho cênico (Des)pertencimento não pôde entrar na programação no período do evento, como afirma o coordenador de Cultura da Udesc, Rodrigo Moreira da Silva.

A universidade será agora palco para a Cia Andante Produções Artísticas reunir os atores Jô Fornari e Jackson Amorim, na interpretação de personagens que rememoram tempos passados ligados à cidade onde nasceram.

Objetos carregam memórias

Toda a nostalgia que os protagonistas vivenciam na obra está atrelada ao encontro com objetos. A apresentação reúne os artistas em uma cena com uma série de utensílios, roupas e instrumentos distribuídos pelo cenário.

O espetáculo tem uma “aproximação do público com a cena, criando uma atmosfera intimista”, com o uso de pequenos artefatos para a contação da história, como ressalta a equipe da Cia.

“A construção da dramaturgia desse espetáculo nasce das lembranças dos objetos que Jo Soares (protagonista interpretada por Jô Fornari) levou consigo ao sair de sua cidade natal, São Domingos, em Santa Catarina. Com seus objetos, ela revisita o passado”, explica a diretora da peça, Sandra Vargas, sobre a concepção da apresentação e o uso do Teatro de Objetos Documental.

Sinopse da obra

Duas pessoas que, por meio de objetos, tocam em saudades e escavam memórias. No encontro revelam camadas de si e de outros. São palavras doces sob ações amargas oferecendo aos espectadores trajetórias pessoais que ganham vida própria e se misturam com as do espectador. Um espetáculo de teatro de objetos que se apropria das narrativas autobiográficas dos seus atores e criadores para abordar o tema da memória e o sentimento de pertencimento social.

Mais sobre a Cia

O espetáculo é produzido pela Cia Andante Produções Artísticas, fundada na cidade de Itajaí (SC) e, hoje, organizada em Canelinha (SC). A Cia dedica-se à pesquisa, produção de espetáculos e intervenções, com ações para a difusão das linguagens do teatro de animação e da palhaçaria. Desde 2014 pesquisa o teatro de objetos, documental e memória.

Serviço
O quê: Espetáculo “(Des)pertencimento”, última atividade do FIK 2025
Quando: 10 de fevereiro, às 20h
Onde: Espaço Cênico 2 da Udesc Ceart
Quanto: evento gratuito


Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8006
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
  • Imagem 4
  • Imagem 5
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: contato@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h