A Estação Lixo Zero da UDESC surgiu da parceria firmada com a Embaixada da Nova Zelândia no Brasil em 2019. O projeto foi desenvolvido pela equipe de Engenharia da Udesc Lages, Comissão Udesc Lixo Zero e o Instituto Lixo Zero Brasil e e teve apoio financeiro da embaixada no valor de R$ 50.556,72,00.
A estação, intalada na Udesc Lages, pretende servir como residuário modelo às demais unidades para manejo de resíduos gerados localmente, e principalmente, formentar atividades de educação ambiental, através dos pilares institucionais de ensino, pesquisa e extensão universitária. O professor Germano Guttler, do departamento de Agronomia da UDESC Lages, será o coordenador local.
Foram utilizados dois contêineres customizados e posicionados em formato "L", sendo que um deles servirá como escritório e showroom e o outro para armazenamento dos recicláveis. A área central externa abrigará diversos sistemas de compostagem, incluindo o Método Lages de Composgem e suas derivações. A proposta também prevê a instalação de um orquidário anexo.
A equipe UDESC Lixo Zero agradece à Embaixada da Nova Zelândia no Brasil pelo apoio financeiro e por fomentar atividades de impacto social.
Banner Arte Estação Lixo Zero Udesc & Embaixada Nova Zelândia
Prestação de contas à Embaixada da Nova Zelândia no Brasil