Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

04/05/2018-18h32

Alunos, professores e produtores discutem produção de sementes em SC em evento na Udesc Lages

Seminário aconteceu nesta quinta e sexta, no Anfiteatro Caverna - Foto: Dionathan Sousa
"Avanços e Desafios na Qualidade de Sementes" foi o tema do 1º Seminário de Sementes em Santa Catarina, realizado no Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Lages, nesta quinta e sexta-feira, no Anfiteatro Caverna.

O evento reuniu técnicos da área, produtores, empresários, professores, pesquisadores e estudantes para discutir desafios do panorama atual, legislação, fiscalização da produção e inovações tecnológicas voltadas para a obtenção de sementes de melhor qualidade.

O seminário é uma iniciativa do Laboratório de Análise de Sementes (LAS) da Udesc Lages, coordenado pela professora Cileide Coelho, em colaboração com Associação dos Produtores de Sementes e Mudas do Estado de Santa Catarina (Aprosesc).

Entre os participantes estavam a fiscal federal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Angélica Wielewicki, o representante da Aprosesc, Marcelo Ribeiro, e o gestor estadual de sanidade vegetal da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), Ricardo Miotto.

Para Miotto, o evento é fundamental para o debate sobre a qualidade de sementes no Estado. "Com encontros que reúnem pesquisa, setor produtivo e órgãos de controle conseguimos avançar e definir estratégias de como atuar para melhorar a produção", afirma o gestor.

A coordenadora do evento, Cileide Coelho, destaca o papel que a Udesc Lages desenvolve por meio dos projetos extensivos: "Temos nos esforçado para exercer nossa função perante a sociedade, realizando atividades de ensino, pesquisa e extensão. No aspecto extensão, a universidade é historicamente comprometida com o setor de sementes".

Em 2016, o LAS, instalado no prédio da Agronomia, foi credenciado junto ao Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento para prestar serviços de análises de qualidades de sementes, grandes culturas forrageiras e espécies florestais. Em 2017, a equipe do laboratório realizou a primeira reunião técnica com entidades do setor para discutir a produção estadual.

Assessoria de Comunicação da Udesc Lages
E-mail: comunicacao.cav@udesc.br
Telefone: (49) 3289-9130
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
  • Imagem 4
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h