Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

29/09/2016-11h19

Artigo da Udesc Oeste recomenda aquaponia como alternativa para aumentar renda do produtor

Sistema de cultivo associa criação de peixes à produção de hortaliças e legumes - Foto: Aquaculture Brasil
Um artigo da estudante de Zootecnia Alessandra Arno, do Centro de Educação Superior do Oeste (CEO), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), recomenda a adoção da aquaponia, sistema de cultivo que associa a criação de peixes à produção de hortaliças e legumes, como opção para melhorar a renda do produtor de SC.

Bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET), a aluna foi orientada pelo professor Diogo de Alcântara Lopes, do Departamento de Zootecnia. 

Segundo Alessandra, o sistema de aquaponia é novo no Brasil, mas já há em muitos países, sobretudo em lugares com frio intenso e pouca água doce. "No intuito de viabilizá-la, pesquisadores têm trabalhado para a produção e a adaptação da tecnologia para as condições brasileiras", diz.

Com a aquaponia, pode-se economizar até 90% da água em relação à agricultura convencional, produzir alimentos saudáveis sem uso de aditivos químicos e eliminar completamente a liberação de efluentes no ambiente, pois se trata de um sistema fechado e diferente das criações convencionais.

O termo aquaponia é derivado da combinação das palavras aquicultura (produção de organismos aquáticos) e hidroponia (produção de plantas sem solo).

Fatores necessários

De acordo com o trabalho da aluna, para a aquaponia funcionar, são necessários basicamente três fatores: um tanque para a produção de peixes, um espaço para a produção de vegetais e outro para a filtragem e a manutenção da qualidade da água.

Alimentados por ração, os peixes liberam dejetos ricos em nutrientes que, bombeados para uma parte superior, nutrem os vegetais. As raízes, ao retirar os nutrientes, purificam a água, que retorna por gravidade para o local onde são produzidos os peixes.

O estudo diz que a aquaponia possibilita a produção em áreas urbanas, já que o espaço utilizado é relativamente pequeno. Além disso, reduz custos com alimentação devido ao reaproveitamento dos nutrientes ofertados, e a produção se torna mais sustentável e diminui a geração de efluentes, em razão de o sistema permitir a filtragem e a reutilização da água.

"Com tantos benefícios e com os atuais estudos na área para a implantação no Brasil, a aquaponia tem tudo para crescer e se expandir", afirma a acadêmica da Udesc Oeste.

Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Valmor Pizzetti
E-mail: valmor.pizzetti@udesc.br
Telefone: (48) 3664-7935
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Sistema de cultivo associa criação de peixes à produção de hortaliças e legumes
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h