Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

18/11/2022-18h16

Ceart Aberto à Comunidade acontece neste sábado na Escola Olodum Sul em Florianópolis

Evento faz parte das atividades do Mês da Consciência Negra da Udesc Ceart

 
Dança, poesia, shows e feiras acontecem na escola Olodum Sul, na 3ª edição do Ceart Aberto à Comunidade de 2022, neste sábado, dia 19 de novembro, como temática o Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro.

Realizado por meio da parceria entre o Centro de Artes, Design e Moda (Ceart), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), e a Escola Olodum Sul, a primeira e única fora da cidade de Salvador, na Bahia, o Ceart Aberto traz diversas atrações e atividades para o dia todo de sábado, na região continental de Florianópolis, bairro Jardim Atlântico, onde está localizada a escola.

Para todos os públicos, e de todas as idades, o Ceart Aberto começa a partir das 9h30, e conta com uma programação gratuita até o fim do dia. As apresentações contam com atrações como o Grupo Mitos, a Cia Finesse Black, a banda Cores de Aidê, Novos Bambas e Bateria Show Unidos da Coloninha. Terá, também, o Slam de Poesia, a declamação de poemas como instrumento de construção positiva da identidade, apresentação do projeto Capoeira na Escola e o experimento Ecomusical.

O 3º Ceart Aberto do ano traz, ainda, o “Espaço Afro” que reúne feira cultural, Gastronomia Afro, mostra de fotografia e apresentações das oficinas com crianças e adolescentes da Escola Olodum Sul. O encerramento está marcado para as 17h15.

Convênio

A parceria entre o Ceart Aberto e a Escola Olodum Sul, se deu após a primeira experiência do evento realizado na escola no dia 20 de novembro de 2021, também em alusão à data. Após a experiência, no segundo semestre de 2022, a Udesc Ceart e a Olodum Sul assinaram um convênio de cooperação, o qual oportuniza a realização de atividades entre as duas instituições.

Edições 2022

Em 2022, o Ceart Aberto voltou ao Ceart, após o período de distanciamento social, por conta da pandemia da Covid-19. Foram duas edições realizadas, uma em abril e outra em junho, na Udesc Ceart, no bairro Itacorubi, em Florianópolis.

Para a professora Neide Shulte, diretora de extensão, cultura e comunidade da Udesc Ceart e coordenadora do Ceart Aberto à Comunidade, todos os eventos de 2022 foram sucesso de público, pois permitiu que as pessoas voltassem a vivenciar o Ceart, presencialmente.

A 1ª edição de 2022, que aconteceu em abril, não teve um tema específico e trouxe atividades diversas como oficinas, apresentações e feiras. À época diferentes artesãos e artistas puderam trazer seus produtos para expor e vender. O 2º Ceart Aberto do ano, em junho, teve a parceria com Nipocultura. A edição permitiu ao público experiências diversas da cultura japonesa.

Sobre o evento

O Ceart Aberto começou em 2018, no formato de evento mensal, realizado em um sábado, na Udesc Ceart. O projeto foi estruturado pelo Núcleo de Proposições Participativas (NPP) e coordenado pela Direção de Extensão, Cultura e Comunidade (DEX), da Udesc Ceart. Ele oferece à comunidade catarinense ações de formação e difusão artística e cultural, por meio de atividades desenvolvidas pelos cinco departamentos do centro de ensino: Artes Visuais, Artes Cênicas, Design, Música e Moda.

Serviço

O quê: Ceart Aberto à Comunidade;
Quando: sábado, 19 de novembro, a partir das 9h30;
Onde: Escola Olodum Sul, Rua Gualberto Senna, 400, Jardim Atlântico, Florianópolis;
Quanto: gratuito.

Confira a programação na galeria de imagens, abaixo.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone/WhatsApp: +55 (48) 3664-835 




galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h