Professor Jocemar Ilha apresentou trabalho científico
sobre pessoas com lesão medular - Foto: Divulgação
O professor
Jocemar Ilha realizará a palestra "Refining the WheelChair Mobility Activity Log (WC-MAL)" na próxima terça-feira, 11, às 16h, no Auditório do
Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), localizado no Bairro Coqueiros, em Florianópolis.
A palestra será sobre a participação do docente na
64ª Reunião Científica Anual da Sociedade Internacional de Medula Espinhal (Iscos 2025), que ocorreu em Gotemburgo, na Suécia, em outubro. O professor teve apoio do Edital PROPPG n° 08/2025 do
Programa de Auxílio à Participação em Eventos (Proeven), da Udesc.
No evento, Jocemar apresentou o estudo "Refining the Wheelchair Mobility Activity Log (WC-MAL): structural validity, reliability and criterion validity analysis", que foi feito em parceria com pesquisadores da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar).
O trabalho analisou a validade estrutural, a confiabilidade e a validade de critério do WC-MAL, instrumento que busca avaliar a percepção do uso da cadeira de rodas manual por pessoas com lesão medular em ambiente real, estando focado em atividades de mobilidade do dia a dia. De acordo com a conclusão do estudo, o WC-MAL 2.0 é um instrumento adequado e confiável para essa avaliação.
Atuação internacional
O professor Jocemar é o coordenador do
Núcleo de Pesquisa em Lesão da Medula Espinal (Nuleme) e atua como orientador nos programas de pós-graduação em
Fisioterapia (PPGFT), da Udesc Cefid, e em
Neurociências (PPGNeuro), da Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc), e também como pesquisador colaborador da
Universidade de Sydney, da Austrália, onde realizou estágio pós-doutoral entre 2022 e 2023.
O docente atua nas linhas de pesquisa sobre avaliação e treinamento em Fisioterapia Neurofuncional, com ênfase na funcionalidade de pessoas com lesão medular.
Além disso, ocupa o cargo de vice-presidente do Grupo de Interesse Especial de Fisioterapeutas da Iscos e é membro associado da
Associação Brasileira de Fisioterapia Neurofuncional (Abrafin) e da
Asociación Latinoamericana y Caribe de la Médula Espinal (Alme-Slap).
Mais informações
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail
jocemar.ilha@udesc.br.
Novidades da Udesc Cefid também estão disponíveis nas mídias sociais do centro:
Instagram,
Facebook,
X (Twitter) e
Bluesky.
Serviço
O QUÊ: Palestra "Refining the WheelChair Mobility Activity Log (WC-MAL)", com o professor Jocemar Ilha.
QUANDO: Terça-feira, 11, às 16h.
ONDE: Auditório Udesc Cefid, Rua Pascoal Simone, nº 358, Bairro Coqueiros, Florianópolis.
Assessoria de Comunicação da Udesc Cefid
Estagiária de Jornalismo Beatriz Perrone
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8637
* Sob supervisão do jornalista Rodrigo Brüning Schmitt