Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

07/11/2019-14h34

Estudantes da Udesc Lages apresentam projeto Lixo Orgânico Zero em Portugal

Projeto foi apresentado em encontro internacional da Juventude Lixo Zero - Foto: Dan Pellicciari
Quatro estudantes do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Lages, apresentaram o projeto Lixo Orgânico Zero, em um evento em Cascais, em Portugal, de 24 a 27 de outubro.

Os acadêmicos Rafael Bonella, Cassiana Carvalho e Eduardo Eckert, do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, e Vitor de Almeida Campos, aluno de Agronomia, são bolsistas do projeto. Eles apresentaram o Lixo Orgânico Zero para outros jovens de diversos países, durante o "We Are -Zero Waste Youth Global Meeting", um encontro internacional da Juventude Lixo Zero.

O encontro, em prol do desperdício zero, tem o propósito de envolver jovens de todo o mundo e torná-los líderes e agentes de mudança. O Juventude Lixo Zero é considerado um dos eventos mais fomentadores da consciência do desperdício zero, junto à comunidade jovem.

Durante os quatro dias, foram apresentadas cerca de 40 projetos, que são iniciativas e práticas socioambientais para incentivar um estilo de vida sustentável, sem produzir lixo e evitando o desperdício. O Lixo Orgânico Zero foi convidado para ser apresentado no evento.

"Além de ter sido uma experiência incrível, é de suma importância levar e ver o reconhecimento de um projeto de extensão da Udesc Lages em outro país", comenta o acadêmico Vitor Campos.

Projeto visa atingir 40 mil famílias

O Lixo Orgânico Zero é uma parceria da Udesc Lages e da Prefeitura e foi contemplado com quase R$ 1 milhão, em um edital do Fundo Nacional do Meio Ambiente (FNMA), do Ministério do Meio Ambiente, para incentivar a reciclagem do lixo orgânico no município, através do sistema de mini compostagem ecológica.

Ao todo, 25 bolsistas da Udesc Lages atuam junto às escolas, instituições e comunidade para disseminar a reciclagem do lixo orgânico. A expectativa é que até o final de 2020 a prática seja adotada por cerca de 40 mil famílias.

O Lixo Orgânico Zero em Lages foi baseado em um projeto de extensão da universidade, iniciado em 2013 pelo professor Germano Güttler, envolvendo, principalmente, escolas da rede pública, residências e instituições, em torno da mini compostagem dos resíduos orgânicos. Algumas escolas chegam a realizar a compostagem de dez mil quilos de resíduos, por ano.

Assessoria de Comunicação da Udesc Lages
E-mail: comunicacao.cav@udesc.br
Telefone: (49) 3289-9130
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
  • Imagem 4
  • Imagem 5
  • Imagem 6
  • Imagem 7
  • Imagem 8
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h