Atividades foram promovidas pelo Laboratório de
Educação Inclusiva - Fotos: Ascom Udesc Cead
O
Centro de Educação a Distância (Cead), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), recebeu duas oficinas artísticas voltadas a pessoas autistas nesta sexta-feira, 19, promovidas pelo Laboratório de Educação Inclusiva (Ledi).
Realizadas na sede da Udesc Cead, em Florianópolis, as oficinas abordaram ilustração e a área criativa (pela manhã) e modelagem e introdução à animação Stopmotion (à tarde).
As atividades foram ministradas por Ana Carolina Ramos, que é formada em Artes Visuais e Design pelo Centro de Artes, Design e Moda (Ceart).
Área criativa
A oficina pela manhã contemplou autistas de baixo e médio suporte e, segundo Ana Carolina, foi voltada a "mostrar as possibilidades da área criativa, animação, games, história em quadrinhos, tudo que envolve criação".
"É uma área muito inclusiva, envolve trabalho em home office, com horários flexíveis, o que é muito bom para quem tem certa dificuldade com a socialização", explica.
A atividade da tarde foi voltada a autistas com maior necessidade de suporte e buscou "fazer eles terem uma conexão com a coordenação motora fina e uma ideia de linearidade narrativa".
"É muito gratificante bom ver como elas crescem, como acham que não conseguem fazer, mas com ajuda, suporte, paciência e carinho, alcançam coisas que nem imaginam", afirma.
Segundo a coordenadora do Ledi, Solange Cristina da Silva, que acompanhou as oficinas, a iniciativa surgiu a partir de ações online realizadas pelo Ledi, em rede com diversos parceiros, que identificaram a demanda por atividades presenciais, na universidade, voltadas para esse público.
A ação contou com a parceria do Instituto Cícero, organização que atua no apoio à defesa dos direitos dos autistas.
Uma nova oficina para autistas, sobre robótica, está prevista para ocorrer até o final de ano na Udesc Cead, em parceria com o Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí (Ceavi).
Sobre a ministrante
Ana Carolina atuou, após a graduação, como motion designer para publicidade, animadora e ilustradora para animação, além de ilustradora de histórias em quadrinhos. Também deu aulas de Desenho e Animação para crianças e adolescentes.
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail
anaplusramos@gmail.com, no
portifólio da artista e no
Instagram do Ledi.
Educação Inclusiva
O LEdI visa, dentre seus objetivos, contribuir para a construção de uma cultura inclusiva e anticapacitista, a partir de ações emancipatórias com pessoas com deficiência, e para a implementação de políticas de ações afirmativas nas instituições.
Criado como projeto de extensão em 2002 e institucionalizado como laboratório em 2013, atualmente ele mobiliza a comunidade por meio de três programas de extensão universitária: o
LEdI/Udesc em rede: diálogos interseccionais na luta anticapacitistas; o
Estudos Sobre Deficiência na Educação; e o
Sinaliza Infância.
Mais informações podem ser conferidas pelo
Facebook, pelo
Instagram, pelo
Youtube e pelos e-mails
solange.silva@udesc.br e
lediudesc@gmail.com.
Assessoria de Comunicação da Udesc Cead
Jornalista Gustavo Cabral Vaz
E-mail: comunicacao.cead@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8454