Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

14/04/2023-10h05

Liga acadêmica de Enfermagem da Udesc Oeste apoia ações feitas pela universidade

Lasse atuará em operação do NER e em seminário do Ceped - Fotos: Divulgação
A Liga Acadêmica de Simulação em Saúde e Emergência (Lasse), do Centro de Educação Superior do Oeste (CEO), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), fortaleceu a parceria com o Grupo Coordenado em Gestão de Risco e Desastres (Ceped) para a promoção de ações conjuntas em 2023.

Dentre elas, a participação na próxima operação do Núcleo Extensionista Rondon da Udesc (NER), a Horizonte, que ocorrerá de 2 a 12 de agosto, em 33 municípios do Meio-Oeste Catarinense; e no 3º Seminário Catarinense em Gestão de Riscos e Prevenção a Desastres (SCGRPD), que será realizado em Lages, em 22 e 23 de novembro.

A aproximação entre Ceped, Lasse e NER, todos vinculados à Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Comunidade (Proex), ganhou força com a segunda edição do SCGRPD, que ocorreu em Chapecó, em novembro do ano passado.

O evento, que é organizado pelo Ceped e teve apoio da Udesc Oeste em 2022, contou com o apoio do Lasse em sua programação.

Afinidades

O coordenador do Ceped, Felipe Gontijo, destaca que a liga acadêmica "promove ações com características próprias do curso de Enfermagem da Udesc Oeste, mas, de forma prática e operacional, tem muitas afinidades com o nosso grupo". "Um completa o outro, foi um grande encontro”, afirma.

As parcerias também são resultado dos esforços da Proex de se aproximar dos grupos organizados da instituição, "com o propósito de uma formação cidadã, diminuindo a distância entre o que falamos e o que realmente praticamos", conforme ressalta o pró-reitor de Extensão, Cultura e Comunidade, Alfredo Balduíno Santos. "Isso tudo com um espírito extensionista."

Iniciativa estudantil 

Fundada em junho de 2022, a Lasse é uma entidade de iniciativa estudantil voltada à ações que promovam o aprendizado sobre o tema central da simulação em saúde e emergências.

O projeto visa "introduzir o acadêmico no meio de urgência e emergência, por meio de simulações que provoquem a integração e aquisição de conhecimentos, habilidades técnicas, além de estimular a capacidade de comunicação e trabalho em grupo, contribuindo com a formação acadêmica".

A liga também busca proporcionar um atendimento melhor, mais humanizado e qualificado para a comunidade nos serviços de urgência e emergência.

Ações

A Lasse conta com a professora Sandra Mara Marin e o docente William Campo Meschial como orientadores e promove ações em diversos espaços, junto às instituições de ensino superior e de saúde, e em cenários hospitalares e extra hospitalares.

"É um projeto de suma importância, pois auxilia os estudantes no desenvolvimento das práticas de enfermagem por meio do Estudo Baseado em Simulação, proporcionando maiores habilidades e vivências em todas as situações", destacam os professores.

Conforme os orientadores, a simulação permite a estruturação e a organização sistematizada dos conteúdos programáticos, que possibilitam uma aprendizagem mais ativa, a padronização de procedimentos e de gestos, a repetição deliberada da experiência educativa e a autoavaliação.

"As simulações geradas também têm um papel de grande importância para os acadêmicos participantes, que, posteriormente, podem pôr em prática os conhecimentos adquiridos", afirmam.

"Inserir o graduando no seu futuro local de trabalho ainda nos anos iniciais da graduação propõe uma assimilação natural dos conteúdos teóricos na prática, auxiliando na fixação e gerando experiência."

Liderança e trabalho em equipe

Para a acadêmica Denise Mergen, presidente da liga, a simulação "contribui, principalmente, para o debate sobre o assunto, fazendo com que todos troquem experiências, enriquecendo a gama de conteúdo entre o grupo". "Essa atuação também desperta a liderança e o trabalho em equipe, obtendo, assim, o melhor prognóstico possível para os pacientes atendidos”, afirma.

A estudante ressalta que, além de proporcionar aos participantes uma melhor articulação com o conteúdo teórico da graduação, a Lasse demonstra, na prática, "como a enfermagem atua e as mais variadas formas de como o paciente reage às situações".

Ambiente simulado

"Outro aspecto positivo é a oportunidade de aprender com os erros sem colocar a vida dos pacientes em risco. Isso acontece pois o ambiente simulado, que proporciona aos estudantes a possibilidade de errar sem a mesma consequência de fazê-lo na prática da profissão".

Dentre os resultados da Lasse em 2022, além da participação no SCERRD, os acadêmicos da liga atuaram em atividades e aulas práticas com entidades de saúde como o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC).

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Lasse atuará em operação do NER e em seminário do Ceped
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
  • Imagem 4
  • Imagem 5
  • Imagem 6
  • Imagem 7
  • Imagem 8
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h