O
Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) da Universidade do Estado de Santa Catarina está com inscrições abertas para o Mestrado Acadêmico em Economia, que passa a integrar a oferta de pós-graduação
stricto sensu da Udesc Esag. O curso foi aprovado e homologado pelo Ministério da Educação e pela Capes. As aulas devem começar em março de 2026.
As inscrições podem ser feitas até o dia 26 de novembro, pelo
formulário online. A divulgação do resultado final está prevista para 16 de fevereiro.
O processo seletivo terá duas etapas: envio de projeto e prova oral, baseada em bibliografia tradicional dos cursos de Economia no país. As aulas ocorrerão no período noturno, favorecendo quem precisa conciliar estudo e trabalho.
O programa terá duas linhas de pesquisa: Crescimento e Desenvolvimento Econômico e Políticas Públicas.
Para o professor Alexandre Schwinden Garcia, do departamento de Ciências Econômicas da Udesc Esag, as linhas refletem a preocupação em produzir pesquisas que contribuam diretamente para desafios do desenvolvimento catarinense e brasileiro.
“O mestrado representa a consolidação da Udesc em termos de pós-graduação, apoiado por um dos cursos de Ciências Econômicas mais bem avaliados do país e por um corpo docente com formação de alto nível no Brasil e no exterior”, observa.
O novo programa nasce como um marco para a consolidação da pós-graduação na universidade, que já reúne outros dois programas em Administração.
A proposta curricular destaca a integração entre teoria econômica moderna e aplicação prática, com ênfase em dados, evidências e modelos contemporâneos. O curso pretender formar egressos com forte base teórica-empírica aplicável ao mercado.
Um projeto amadurecido ao longo de anos
A criação do mestrado começou a ser discutida ainda em 2018, antes da pandemia. A professora Patrícia Bonini, uma das responsáveis pela elaboração do projeto, explica que havia o desejo de oferecer um programa de mestrado, mas a iniciativa dependia de condições estruturais e de ampliação do quadro docente.
Com a chegada de novos professores e o amadurecimento das propostas acadêmicas, a ideia voltou a avançar em 2022. “Finalmente conseguimos montar uma proposta homogênea, aprovada por todo o departamento. O apoio da direção foi fundamental para que o programa se concretizasse”, afirma Bonini.
Com o novo curso, a Udesc Esag passa a contar com três programas de pós-graduação: dois acadêmicos, em Administração e Economia, e um profissional, também em Administração. Ao todo, serão 39 professores na pós-graduação do centro, sendo 11 da área de Economia.
Formação aplicada e impacto regional
Um diferencial do mestrado será a integração entre teoria econômica moderna, métodos empíricos e aplicação prática. Segundo o professor Garcia, o programa “será o único em Santa Catarina a alinhar teoria econômica com prática de políticas públicas regionais”, formando profissionais capazes não apenas de analisar, mas também de intervir na realidade econômica local.
A expectativa é de que a proximidade com órgãos públicos, empresas e comunidades gere impacto direto na sociedade catarinense, permitindo que os alunos desenvolvam pesquisas aplicadas com resultados concretos.
Núcleo de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Magali Moser
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br