Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

01/06/2022-14h32

Museu da Udesc apresenta obras de acrílico sobre tela que refletem sentimentos

Nesta quinta-feira, 2, às 19h, o Museu da Escola Catarinense (Mesc), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Florianópolis, receberá a exposição "ELO", do artista Alexandre Freire, com curadoria de Francine Goudel, doutora em Artes Visuais. A mostra é gratuita e seguirá em cartaz até 29 de junho.

Com 14 obras confeccionadas em acrílico sobre tela, Freire procura explorar a profundidade das interações de afeto entre as pessoas em tempos de relações líquidas. Conforme explicam os organizadores, os trabalhos apresentam títulos como "amor", "paixão", "intimidade" e "solitude", "analogias visuais atreladas a aspectos comuns dos afetos humanos, como escolhas, preferências e princípios que temos ou atuamos".

Nascido no Rio de Janeiro e residente de Florianópolis desde os anos 1990, o artista conta que vem mudando o rumo da sua pesquisa artística há alguns anos. "Em 2015, após uma cirurgia seguida de um tratamento de câncer, essa mudança foi se estruturando", diz Freire. Nos últimos quatro anos, dois deles em meio à pandemia de Covid-19, o artista produziu um conjunto de trabalhos com a contribuição da curadora Francine Goudel.

Francine explica que, por meio de composições geométricas, Freire constrói "um ambiente líquido, literal" e cria "sínteses visuais puristas que remetem, por exemplo à figura de um barco e sua sombra refletida na água, como artifício de materialização da ideia de seres e suas projeções e subjetividades".

Mais informações podem ser obtidas no site do Mesc.

Serviço

O QUÊ: Exposição "ELO", de Alexandre Freire, com curadoria de Francine Goudel.
QUANDO: Abertura em 2 de junho, às 19h. Visitação de 3 a 29 de junho.
ONDE: Mesc, na Rua Saldanha Marinho, nº 196, Centro, Florianópolis.
QUANTO: Entrada gratuita.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Mostra com 14 obras permanecerá em exposição até 29 de junho
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h