Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

21/03/2022-11h43

Museu da Udesc realiza eventos sobre folclore e arte catarinense nesta terça

Evento terá abertura de exposições, lançamento de livro e apresentações - Arte: Divulgação
Nesta terça-feira, 22, às 18h30, o Museu da Escola Catarinense (Mesc), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), realiza o evento de abertura de duas exposições de arte e de lançamento do livro "Lendas da Ilha de Santa Catarina". O evento homenageia o centenário do artista Ernesto Meyer Filho e o aniversário de Florianópolis, também contará com performances.

As iniciativas estão relacionadas ao Movimento Baile Místico, criado para valorizar e divulgar o folclore e arte da Ilha de Santa Catarina. As ações tem participação da Associação FloripAmanhã.

Os visitantes poderão conferir a abertura da exposição coletiva “Bordados para Meyer Filho – Organização Linhas do Corpo – Projetos Bordados”; e a mostra individual "Ínsula: trilhas e traços da magia", de Letícia Martins.

O livro sobre lendas catarinenses que será lançdo é de autoria de Bebel Orofino e Gelci José Coelho (Peninha), com ilustrações de Letícia Martins. O evento terá ainda uma apresentação da contadora de histórias Andrea Rihl, com participação de Frankolino e Carina Scheibe na gaita.

Sobre o projeto

Em 4 de outubro de 2019, o Mesc sediou a abertura do Outubro Místico, que promoveu atividades como uma palestra sobre os 125 anos da mudança do nome da Capital, feiras de artesanato e gastronômica e o cortejo do baile místico, que foi do museu à Praça 15 de Novembro.

De acordo com uma das idealizadoras do projeto, a artista e ex-coordenadora do Mesc, Sandra Makowiecky, a iniciativa mostrou que "há uma grande adesão popular ao tema da mitologia local e suas variadas lendas". Mas a pandemia exigiu uma mudança de formato.

Em 2020, foram publicados livros e vídeos. E, em 2021, a Câmara Municipal aprovou por unanimidade a Lei nº 10.790, que instituiu o Outubro Místico: mês da magia na Ilha.

“Para marcar a data, o grupo organizou, no Edifício Comasa, na Felipe Schmidt, um mural de arte de rua em homenagem ao artista catarinense Ernesto Meyer Filho que, se estivesse vivo, completaria 100 anos no ano passado”, explica Sandra.

Mais informações

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail imprensa@floripamanha.org.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Evento terá abertura de exposições, lançamento de livro e apresentações
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h