Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

03/12/2021-15h03

Museu da Udesc e parceiros lançam mural sobre Meyer Filho na próxima terça

Falecido em 1991, Meyer Filho é um dos expoentes do Modernismo na arte catarinense - Foto: Divulgação

Na próxima terça-feira, 7, às 17h, será lançado, em ato simbólico, o mural "O Baile Místico de Meyer Filho", produzido no calçadão da Rua Felipe Schmidt, no Centro de Florianópolis. O projeto faz parte do projeto Grande Baile Místico, iniciado em outubro de 2019 pelo Museu da Escola Catarinense (Mesc), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

Assinado por Rodrigo Rizo, com assistência de Tuane Ferreira e produção de Victor Heyde, o mural foi feito para homenagear o catarinense e artista Ernesto Meyer Filho, falecido em 1991 e autor dos conhecidos galos cósmicos. No século 20, produziu amplo acervo de obras e estava na vanguarda do movimento modernista no Brasil.

O projeto foi organizado e promovido pelo Mesc, pelo Instituto Meyer Filho e pela Associação FloripAmanhã, com o objetivo de resgatar e valorizar a cultura do Desterro e  disseminar o folclore e mitologia da Capital.

Ato simbólico

A entrega do mural será um ato simbólico para reverenciar a obra, a contribuição do artista e o seu centenário. O evento contará com depoimentos sobre a influência de Meyer na identidade da cidade, show de música e dança do Boi de Mamão. Os artistas Denise de Castro, Jackson Cardoso, Grupo Studio Alessandra Gutierrez e Valdir Agostinho estão envolvidos com a celebração.

"O mural também é um presente para a Florianópolis", declara Sandra Makowiecky, coordenadora do Mesc. O projeto foi viabilizado pelo Prêmio Elisabete Anderle de Incentivo à Cultura, com apoio financeiro de parceiros.

Serviço

O QUÊ: Entrega do mural "O Baile Místico de Meyer Filho".
QUANDO: 7 de dezembro, às 17h.
ONDE: Edifício Felipe Schmidt, nº 58, Centro de Florianópolis.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Falecido em 1991, Meyer Filho é um dos expoentes do Modernismo na arte catarinense
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h