Integrantes do Laboratório de Educação Inclusiva
participaram do evento em João Pessoa - Fotos: Div.
Pesquisadoras do
Centro de Educação a Distância (Cead), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), integraram a programação do 3º Seminário Caminhos e Diálogos para a Educação Especial numa Perspectiva Inclusiva, realizado nesta terça-feira, 14, pela Universidade Federal da Paraíba (UFPA), em João Pessoa.
A professora Rose Clér Estivalete Beche ministrou a palestra de abertura, sobre o tema "O modelo social da deficiência e suas implicações no contexto da escola". Na Udesc Cead, Rose Cler é docente do Departamento de Pedagogia a Distância e coordenadora do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva (Profei).
A psicóloga Débora Marques Gomes foi a mediadora do painel "Pensando atitudes anticapacitistas no contexto da escola". Débora é técnica universitária e coordenadora do Núcleo de Acessibilidade Educacional da Udesc.
As duas pesquisadoras fazem parte do Laboratório de Educação Inclusiva (Ledi) da Udesc Cead.
Cerca de 300 professores do estado nordestino participaram do evento, que também contou com um relato de pesquisa e uma mesa-redonda sobre a inclusão de estudantes público-alvo da Educação Especial.
Educação Inclusiva
Coordenado pela professora Solange Cristina da Silva, o LEdI visa, dentre seus objetivos, contribuir para a construção de uma cultura inclusiva e anticapacitista, a partir de ações emancipatórias com pessoas com deficiência, e para a implementação de políticas de ações afirmativas nas instituições.
Mais informações sobre o LEdI podem ser conferidas pelo
Facebook, pelo
Instagram, pelo
Youtube e pelo e-mail
lediudesc@gmail.com.
Assessoria de Comunicação da Udesc Cead
Jornalista Gustavo Cabral Vaz
E-mail: comunicacao.cead@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8454