Evento será realizado no Centro de Cultura Plínio Arlindo de Nes - Foto: Rodrigo Brüning Schmitt
O Planetário Digital Móvel do
Centro de Educação Superior do Oeste (CEO), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), realizará nesta quinta-feira, 13, a partir das 19h, cinco sessões sobre temas como mudanças climáticas e sistema solar para o público em geral na sala Welcy Canals, do Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes, em Chapecó.
A atividade, do projeto de extensão
Espaço Astronomia Udesc-Pinhalzinho, será feita em parceria com a
Associação Apontador de Estrelas e a Secretaria de Cultura de Chapecó.
Segundo o coordenador do projeto, professor Daniel Iunes Raimann, cada sessão receberá 30 senhas, que estarão disponíveis uma hora antes da exibição. As sessões serão:
-
"O Sistema Solar a partir do céu de Chapecó", às 19h;
-
"A Crônica de uma Viagem à Terra", às 19h40;
-
"Mudanças Climáticas", às 20h20;
-
"De Volta para a Lua para Ficar", às 21h;
-
"O Sistema Solar a partir do céu de Chapecó", às 21h40.
Temas
De acordo com Raimann, a primeira e a última sessões serão ao vivo, com visita a objetos do sistema solar e planetas a partir do céu de Chapecó. Também haverá observação do eclipse lunar de 15 de abril de 2014, "visível do céu da cidade a partir da Terra e também da Lua". Durante a sessão, serão observadas também as constelações.
Na segunda atividade, o público assistirá o filme "A Crônica de uma Viagem à Tema", da produtora espanhola Albedo, que conta a estória de uma viajante de uma estrela que chega ao sistema solar e visita os diferentes objetos que encontra no caminho.
Ele decide então ficar uma temporada na Terra para acompanhar uma série de fenômenos da natureza, como estações do ano, fases da lua e eclipses solares e lunares.
Já na terceira sessão, será apresentado o filme "Mudanças Climáticas", também da produtora espanhola Albedo, que aborda as alterações do clima devido à ação humana. A película propõe ações para que essas mudanças sejam invertidas, visando o surgimento de situações em que as pessoas possam viver em harmonia com o meio ambiente.
O filme "De Volta para a Lua para Ficar", que faz parte de uma ideia lançada pelo Google, mostra brevemente a Lua e sua conquista no século passado, além de apresentar os preparativos para que uma equipe de cientistas retorne ao satélite sem uso de recursos públicos.
Sobre o planetário
O Planetário Digital Móvel é uma cúpula inflável de sete metros de diâmetro. Na superfície interna, é possível projetar o céu estrelado de qualquer região da Terra em qualquer época do ano, sem poluição e iluminação.
Por ser um equipamento digital, permite também a projeção de filmes e animações de diversas áreas do conhecimento. Temas que despertam a curiosidade de pessoas podem ser apresentados com astronomia, tecnologia espacial, ecologia, origem da vida e climatologia. Cerca de 40 pessoas podem ser acomodadas em cada sessão.
Leia mais:
17/10/2014 - Planetário Digital Móvel da Udesc Oeste faz 31 sessões em três dias para 800 pessoas em Chapecó
25/9/2014 - Planetário Digital Móvel da Udesc Oeste inicia sessões na região para mostrar céu e estrelas
27/2/2014 - Sessões do planetário digital móvel da Udesc Oeste começarão em maio, em 23 municípios de SC
11/10/2013 - Egressos dos cursos de extensão da Udesc criarão Associação Apontador de Estrelas
Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Valmor Pizzetti
E-mail: valmor.pizzetti@udesc.br
Telefones: (48) 3321-8142/8143