Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

20/04/2022-19h05

Professor doa livro autoral para Udesc Cefid sobre educação física e atuação no SUS

Paulo Sérgio (à esq.) entregou livros ao diretor-geral da Udesc Cefid, Joris Pazin - Foto: Divulgação
O professor Paulo Sérgio Cardoso da Silva, do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), doou seis exemplares do livro "Profissional de Educação Física no SUS: Atuação com ciência e evidências", de sua autoria, para a Biblioteca Setorial da unidade.

Lançada no ano passado, a obra, conforme o autor, "coloca a ciência e as evidências como instrumentos do profissional de educação física, contribuindo para uma atuação mais contundente e resolutiva no âmbito do Sistema Único de Saúde". O livro destaca conceitos, possibilidades de atuação, legislação, elementos técnicos e científicos e a relação da atividade física com a saúde e o processo de trabalho, dentre outros tópicos.

A entrega dos exemplares contou com a presença do diretor-geral da Udesc Cefid, Joris Pazin.

Sobre o autor

Docente do Departamento de Educação Física da Udesc Cefid, Paulo Sérgio tem licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc) e bacharelado em Administração Pública pela Udesc, com mestrado e doutorado em Saúde Coletiva, com ênfase em Epidemiologia, pela Ufsc.

Autor de livros e palestrante, foi responsável pela implantação do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (Nasf-AB) em São José, coordenando o serviço e, depois, como diretor da Vigilância Epidemiológica.

Também atua como coordenador do grupo de trabalho de Políticas Públicas da Sociedade Brasileira de Atividade Física e Saúde (Sbafs) e presidente da Comissão de Atividade Física e Saúde do Conselho Regional de Educação Física de Santa Catarina (Cref3).

Atualmente, conduz o processo de atualização dos procedimentos de saúde realizados pelo profissional de educação física no Sistema Único de Saúde (SUS) para o Ministério da Saúde - o  Sistema de Gerenciamento da Tabela de Procedimentos, Medicamentos, Órteses, Próteses e Materiais Especiais (Sigtap).

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail paulo.silva1@udesc.br.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Paulo Sérgio (à esq.) entregou livros ao diretor-geral da Udesc Cefid, Joris Pazin
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h