Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

19/08/2021-16h53

Professora da Udesc Esag é incluída em livro internacional sobre nova forma de liderança

A professora Paula Schommer, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), é uma das entrevistadas para o e-book Systems Convening: a crucial form of leadership for the 21st century (Articulação de Sistemas: uma forma crucial de liderança para o século 21), que terá um webinar de lançamento em 2 de setembro.

Os autores são os pesquisadores e consultores Etienne e Beverly Wenger-Trayner. O casal dedica-se a estudar os desafios da aprendizagem social em larga escala, reunindo pessoas de diferentes organizações, países, setores e disciplinas para estudarem problemas complexos.

O livro trata dos “articuladores de sistemas” (systems conveners). Eles são definidos como indivíduos ou equipes que abrem espaço para novos tipos de diálogos entre pessoas que frequentemente estão em lados diferentes de uma fronteira, seja geográfica, cultural, disciplinar, política, social ou de classe.

Clique aqui para baixar o e-book
ou se inscrever no webinar
.

Paula Schommer é professora do Departamento de Administração Pública do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) da Udesc. É também líder do Grupo de Pesquisa em Coprodução do Bem Público: Accountability e Gestão (Politeia). Ela está entre as 17 lideranças de várias partes do mundo (a única da América Latina) que tiveram breves perfis incluídos no livro, no capítulo “Retratos de articuladores de sistemas”.

A lista inclui pessoas de países como Reino Unido, Suíça, Estados Unidos, Canadá, Benin, Nigéria e Zâmbia. São gestores, pesquisadores e ativistas que se dedicam a temas diversos como saúde pública, direitos humanos, participação cidadã, inovação social, desenvolvimento sustentável, transparência pública, resolução de conflitos, mudança climática e educação.

Parcerias

“O foco da entrevista foi o trabalho que temos feito aqui, com as pesquisas, o ensino e a extensão, em iniciativas como as do Prêmio Boas Práticas em Gestão Pública, Parceria pelo Governo Aberto, Projeto da Lei Municipal de Transparência e outras ações em parceria com o governo estadual, municípios, órgãos de controle e organizações da sociedade civil", explica a professora.

Paula destaca o papel dos estudantes formados nos cursos de graduação, mestrado e doutorado da Udesc Esag. "Nossos egressos atuam em diferentes órgãos e setores, muitas vezes seguem em interlocução e parcerias conosco e seguimos aprendendo com eles", conclui.

A professora cita como exemplo a pesquisa de tese da doutoranda Camila Pagani, "Ela aborda a aprendizagem no sistema de accountability local e o papel que acadêmicos e outras lideranças podem desempenhar ao promover articulações”

Serviço
O QUÊ: Webinar de lançamento do e-book “Systems Convening: a crucial form of leadership for the 21st century”, de Etienne e Beverly Wenger-Trayner.
QUANDO: quinta-feira, 2 de setembro, 10h (14h no horário de verão britânico).
QUANTO: gratuito, mediante inscrição prévia.
INSCRIÇÃO: wenger-trayner.com/systems-convening

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Carlito Costa
E-mail: comunicação.esag@udesc.br
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Trecho do e-book
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h