O encontro fortaleceu a articulação entre os grupos de
estudiosos da alfabetização no Brasil. Foto: Divulgação
Na última terça-feira, 14, foi realizado o 1º Encontro dos Fóruns de Alfabetização do Brasil, de forma online, com transmissão realizada pela
Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). O objetivo do evento é fortalecer a articulação entre os grupos de estudiosos da alfabetização no Brasil.
A iniciativa é resultado da parceria entre o
Centro de Ciencias Humanas e da Uducação (Faed), da Udesc, e de grupo de trabalho formado pela Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped) e a Associação Brasileira de Alfabetização (Abalf).
O encontro contou com a presença da professora Silvia de Fatima Pilegi Rodrigues, da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), a professora Elaine Constant Pereira de Souza, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e do professor Lourival José Martins Filho, presidente da Abalf e docente de alfabetização do Departamento de Pedagogia da Udesc.
Em sua apresentação, a professora Sílvia destacou a importância de manter a rede de cooperação constituída em torno da alfabetização e fomentar a criação de fóruns estaduais, municipais e no Distrito Federal de alfabetização. Na sequência, o professor Lourival apresentou os resultados do questionário enviado aos associados da Abalf e da Anped.
De acordo com o docente, com base nas respostas aos questionários, atualmente, alguns fóruns de alfabetização no Brasil merecem destaque.
Os fóruns mencionados são: Fórum Estadual de Alfabetização, Leitura e Escrita Flor do Grão-Pará; o Fórum de Alfabetização de Minas Gerais; Fórum Estadual de Alfabetização do Rio de Janeiro (Fearj); Fórum de Alfabetização de Leitura e Escrita de São Gonçalo (Fale/São Gonçalo); Fórum de Alfabetização do Paraná (Falpar); Fórum Estadual de Albetização, Leitura e Escrita de Mato Grosso do Sul (Fealems); Fórum Permanente de Alfabetização, Leitura e Escrita do Espirito Santo (Fopales); o Fórum Mato-Grossense de Alfabetização (Fomtalfa); e Fórum Catarinense de Alfabetização (FCA).
Na conclusão do evento, a professora Elaine apresentou a trajetória do Fórum Estadual de Alfabetização do Rio de Janeiro (Fearj) e sua construção coletiva centrada no diálogo, constituindo-se em um espaço público e democrático”. A docente também abordou orientações para criação de novos fóruns de alfabetização no Brasil.
De acordo com o professor Lourival, a Abalf e o grupo de trabalho, em parceria com a Udesc, pretendem promover uma plenária do Fórum Nacional de Alfabetização, de forma online, visando ampliar o debate em torno de ações que ações que sensibilizem a sociedade quanto a importância e necessidade da luta pela melhoria da alfabetização no Brasil.
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