Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

15/06/2022-15h47

Professores da Udesc integram 1º Encontro dos Fóruns de Alfabetização do Brasil

O encontro fortaleceu a articulação entre os grupos de estudiosos da alfabetização no Brasil. Foto: Divulgação
Na última terça-feira, 14, foi realizado o 1º Encontro dos Fóruns de Alfabetização do Brasil, de forma online, com transmissão realizada pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). O objetivo do evento é fortalecer a articulação entre os grupos de estudiosos da alfabetização no Brasil.

A iniciativa é resultado da parceria entre o Centro de Ciencias Humanas e da Uducação (Faed), da Udesc, e de grupo de trabalho formado pela Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped) e a Associação Brasileira de Alfabetização (Abalf).

O encontro contou com a presença da professora Silvia de Fatima Pilegi Rodrigues, da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), a professora Elaine Constant Pereira de Souza, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e do professor Lourival José Martins Filho, presidente da Abalf e docente de alfabetização do Departamento de Pedagogia da Udesc.

Em sua apresentação, a professora Sílvia destacou a importância de manter a rede de cooperação constituída em torno da alfabetização e fomentar a criação de fóruns estaduais, municipais e no Distrito Federal de alfabetização. Na sequência, o professor Lourival apresentou os resultados do questionário enviado aos associados da Abalf e da Anped.

De acordo com o docente, com base nas respostas aos questionários, atualmente, alguns fóruns de alfabetização no Brasil merecem destaque.

Os fóruns mencionados são: Fórum Estadual de Alfabetização, Leitura e Escrita Flor do Grão-Pará; o Fórum de Alfabetização de Minas Gerais; Fórum Estadual de Alfabetização do Rio de Janeiro (Fearj); Fórum de Alfabetização de Leitura e Escrita de São Gonçalo (Fale/São Gonçalo); Fórum de Alfabetização do Paraná (Falpar); Fórum Estadual de Albetização, Leitura e Escrita de Mato Grosso do Sul (Fealems); Fórum Permanente de Alfabetização, Leitura e Escrita do Espirito Santo (Fopales); o Fórum Mato-Grossense de Alfabetização (Fomtalfa); e Fórum Catarinense de Alfabetização (FCA).

Na conclusão do evento, a professora Elaine apresentou a trajetória do Fórum Estadual de Alfabetização do Rio de Janeiro (Fearj) e sua construção coletiva centrada no diálogo, constituindo-se em um espaço público e democrático”. A docente também abordou orientações para criação de novos fóruns de alfabetização no Brasil.

De acordo com o professor Lourival, a Abalf e o grupo de trabalho, em parceria com a Udesc, pretendem promover uma plenária do Fórum Nacional de Alfabetização, de forma online, visando ampliar o debate em torno de ações que ações que sensibilizem a sociedade quanto a importância e necessidade da luta pela melhoria da alfabetização no Brasil.  

Assessoria de Comunicação da Udesc   
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009
galeria de downloads
galeria de imagens
  • O encontro fortaleceu a articulação entre os grupos de estudiosos da alfabetização no Brasil
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h