Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

22/03/2018-19h13

Programa de extensão da Udesc Ibirama inicia série de oficinas de gastronomia sustentável

Atividades ocorrerão até novembro - Foto: Divulgação 
O Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí (Ceavi), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em parceria com a Secretaria de Assistência Social e Habitação de Ibirama, ofereceu a primeira oficina de 2018 do projeto "Encontro marcado na Green House" na última segunda-feira, 19.

A iniciativa visa promover a gastronomia sustentável, considerando o não desperdício de alimentos como prática econômica, de responsabilidade social e ambiental.

O primeiro encontro foi voltado a idosos de Ibirama, que aprenderam a fazer biomassa de banana verde com frutas colhidas nas dependências da Udesc. Além disso, houve uma palestra sobre qualidade de vida com Edna Beltrame Gesser, ex-prefeita de Dona Emma.

O projeto da Udesc Ibirama faz parte do programa de extensão Green House, cujo objetivo é aproximar a universidade da comunidade e compartilhar conhecimentos sobre sustentabilidade, educação ambiental e qualidade da alimentação.

Livro de receitas

A bolsista Diomar Caetano, mais conhecida como Mara, formada em Gastronomia e estudante de Engenharia Sanitária da Udesc Ibirama, é a ministrante das oficinas. Ela conta que o projeto começou nas escolas da região, onde compartilhava receitas que aproveitavam a totalidade dos alimentos.

A demanda foi crescendo até a construção de um espaço físico para o Green House dentro da universidade, em junho de 2016. "Outras escolas ficaram interessadas, outros grupos queriam fazer, aí começamos a trazer a comunidade para dentro da universidade", conta Mara.

Os bolsistas do projeto desenvolvem as receitas, que serão publicadas em um livro que já está sendo finalizado, inclusive com versão em braille. Farofa da casca de abacaxi e bolos da casca da abóbora e da casca da banana são alguns exemplos de receitas que já foram testadas e aprovadas entre os participantes.

Calendário

Haverá oficinas todos os meses até novembro para grupos de escolas, centros de Atenção Psicossocial (Caps), centros de referência de Assistência Social (Cras), associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e eventos em geral.

O calendário prevê atividades nas seguintes datas: 16 de abril, 21 de maio, 18 de junho, 16 de julho, 20 de agosto, 17 de setembro, 15 de outubro e 19 de novembro.

Mais informações sobre o projeto e inscrições podem ser obtidas pelos telefones (47) 3357-8481 e 98467-4733 e pelo e-mail priscila.kinas@udesc.br.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
  • Imagem 4
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h