Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

28/05/2025-18h47

Programa de Incentivo à Inovação seleciona startup acelerada na Udesc Esag

Propósito pode captar recursos de impostos municipais

Marlon Nascimento (ao centro), da govtech Propósito, acelerada pela  Esag Ventures, ao lado do secretário municipal de Turismo, Desenvolvimento Técnológico e Inovação, Juliano Richter, e do  representante da Câmara Brasil-Portugal SC, Sérgio Escaleira - foto: PMF

Transformar a gestão pública com inovação foi o que motivou Marlon Kumpfer Nascimento, estudante da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), a criar a Propósito, uma govtech (empresa dedicada ao desenvolvimento de soluções tecnológicas para o setor público). Agora qualquer morador ou empresa da Capital pode apoiar esse projeto inovador, destinando parte do pagamento de seus impostos municipais para a startup, por meio do Programa de Incentivo à Inovação (PII) de Florianópolis.

O estudante idealizou a Propósito durante as aulas da disciplina Gestão Pública e Governança,  no curso de graduação em Administração Pública do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) da Udesc. A ideia de negócios começou a tomar forma quando Marlon participou do programa de extensão Assessorem, da Udesc Esag, que oferece assessoria remota gratuita para prefeituras de Santa Catarina.

A Propósito ganhou mais impulso ao ser selecionada para o projeto de aceleração de ideias de negócio do programa Esag Ventures, da Udesc Esag. O principal produto da startup é o ProResource, um sistema que automatiza a identificação e gestão de oportunidades de captação de recursos públicos por municípios e organizações da sociedade civil. O sistema facilita assim o acesso a recursos e políticas públicas de forma mais eficiente.

Foi também uma das 20 startups destaque do CitzTech, maior programa de aceleração de govtechs do Brasil. A iniciativa é resultado de uma parceria entre o Centro de Referência em Tecnologias Inovadoras (Fundação Certi), o Laboratório de Inovação Cidadã da Câmara dos Deputados (LabHacker) e o UK Brazil Tech HUB, iniciativa de empreendedorismo do Governo Britânico.

Incentivo

A Propósito é uma das startups selecionadas no último edital do PII, programa municipal que apoia pequenas empresas inovadoras que geram impacto positivo para Florianópolis, seja por meio de ganhos sociais, econômicos ou de visibilidade. As empresas são indicadas por um dos arranjos promotores de inovação reconhecidos pelo município - neste caso, a Câmara Brasil-Portugal SC.

As startups aprovadas recebem uma carta de autorização para captação , que permite solicitar a empresas e cidadãos que destinem parte do valor de seus impostos municipais à startup. A captação pode chegar a até R$180 mil, sendo permitida a aplicação de até 50% em pessoal e até 30% em marketing. Ao final do período autorizado, é obrigatória a prestação de contas à prefeitura.

“É uma honra para a Propósito receber a carta de captação em um dos maiores ecossistemas de inovação do Brasil”, destaca Marlon Nascimento. “Além de validar nossa proposta de negócio, essa conquista representa uma oportunidade para impulsionar o projeto e torná-lo operacional, demonstrando o potencial da inovação tecnológica originada no ambiente universitário para enfrentar desafios da gestão pública”, complementa o fundador da Propósito.

ISS e IPTU

Empresas podem incentivar a inovação em Florianópolis destinando parte do recolhimento do Imposto sobre Serviços (ISS) ou do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para a Propósito. No caso de repasses de ISS, a empresa interessada deve enviar um e-mail para a startup informando seu número de CNPJ, recebendo em resposta as instruções de como colaborar, que podem variar conforme a empresa.

Já com o IPTU, podem contribuir tanto empresas quanto pessoas físicas, destinando à startup até 20% do imposto devido. Para isso, os interessados também devem enviar um e-mail informando, além do CNPJ ou CPF, o número da inscrição imobiliária (informação que consta no carnê de pagamento do IPTU).

O endereço de e-mail para oferecer o incentivo ou solicitar mais informações é marlon.nascimento@edu.udesc.br.

Conheça a Propósito.

Saiba mais sobre a Esag Ventures.

Núcleo de Comunicação da Udesc Esag
Ingrid Borba*
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br
*estagiária supervisionada pelo jornalista Carlito Costa 

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: contato@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h