Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

28/08/2018-16h50

Projeto da Udesc Ibirama conscientiza sobre importância do tratamento individual de esgoto

Projeto foi vencedor de categoria em prêmio estadual de boas práticas em gestão pública - Foto: Divulgação
Um projeto desenvolvido há quatro anos pelo Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí (Ceavi), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Ibirama, em parceria com a Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (Ammvi), visa conscientizar a população sobre a importância de implementar e manter sistema de tratamento individual de esgoto residencial.

Chamado "Diagnóstico dos Sistemas Locais de Tratamento de Esgoto Sanitário", o projeto já foi implementado em nove municípios da região e apurou informações de aproximadamente 12 mil residências.   

Coordenado pelo professor Willian Goetten, do curso de Engenharia Sanitária da Udesc Ibirama, o trabalho de diagnóstico conta atualmente com auxílio de um aplicativo móvel, desenvolvido especificamente para o levantamento das informações.

O projeto também desenvolveu uma metodologia para os procedimentos de vistoria dos sistemas locais de tratamento de esgoto nas residências. Entre seus objetivos, a iniciativa visa aumentar o índice de atendimento e a qualidade de tratamento de esgoto e melhorar o saneamento básico nos municípios.
  
Composto por tanque séptico e filtro anaeróbio, mais conhecido como fossa e filtro, o sistema de tratamento individual de esgoto nas residências é obrigatório em locais que não dispõe de rede pública coletora.

Prêmio estadual

No início deste mês, o projeto foi um dos vencedores do 2º Prêmio Boas Práticas em Gestão Pública Udesc, realizado pelo Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) e parceiros, com o objetivo de identificar, reconhecer e disseminar ações que contribuam para a melhoria da gestão pública em Santa Catarina.

A iniciativa obteve o primeiro lugar na categoria "Organizações da Sociedade Civil", modalidade "Qualidade na Gestão Pública". O professor Goetten e a engenheira sanitária Ana Carla da Silva, egressa da Udesc Ibirama, participaram do evento de premiação no Teatro Governador Pedro Ivo, em Florianópolis.

Mais informações 

Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas pelo e-mail willian.goetten@udesc.br.

Acompanhe as novidades pelo Facebook, Instagram, Twitter, WhatsApp e YouTube. Se você é estudante da Udesc, acesse office.udesc.br para ter gratuitamente conta de e-mail, Office 365 e Windows 10 Educacional. 

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Projeto da Udesc Ibirama venceu categoria em prêmio estadual de boas práticas em gestão pública
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h